Fundada em 21 de abril de 1960, a Polícia Mirim, precursora da Fundação Mirim, “nasceu com o sonho de construir um futuro melhor para as crianças carentes de Presidente Prudente, iniciativa esta que mudaria muitas vidas”, pontua a entidade.
Na década de 70, com a vinda de novos colaboradores e voluntários, a Polícia Mirim passou a ser denominada Guarda Mirim, atendendo também a meninas. A mudança fez com que a Guarda Mirim crescesse consideravelmente, por isso foi tomada a decisão de mais uma vez mudar o nome da entidade, fazendo nascer a atual Fundação Mirim de Desenvolvimento Social, Educacional e Profissional do Adolescente de Presidente Prudente. Em 1995, com o estabelecimento do novo estatuto da entidade, atendendo à implementação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), passou-se a treinar os adolescentes para serem cidadãos da era do conhecimento e inovação.
AGRADECIMENTO
ÀS EMPRESAS
Com seis décadas de existência, comemorados ontem, a analista de marketing da entidade, Vivian Gabriele Maldonado Silva, 22 anos, afirma que não é raro pais de assistidos comentarem que foram menores aprendizes, agradecerem a instituição pelos serviços prestados.
A sobrevivência longínqua e ininterrupta da fundação se deve, segundo Vivian, da parceria com empresas de Presidente Prudente. “Dependemos 100% do empresariado prudentino, tanto para que contratem nossos aprendizes, quanto a receita de manutenção da fundação”. A entidade se mantém (pagamento de funcionários, manutenção dos veículos e restaurante, custos com o consultório odontológico que possuem em parceria com a Unoeste [Universidade do Oeste Paulista]) com uma parcela dos valores pagos aos jovens aprendizes, que, por sua vez, possuem carteira assinada - vista pelos dirigentes como uma das grandes conquistas da fundação em sua história.
Das dificuldades que possuem, a maior, mas com muito trabalho superada, é a conquista de novas parcerias com as empresas. “Temos muitos parceiros de longa data e sentimos algumas dificuldades para selar novas parcerias, mas com muito trabalho conseguimos. Todos os nossos jovens conseguem seu lugar no mercado de trabalho”, ressalta Vivian.
FUNDAÇÃO MIRIM
Conheça as maiores conquistas da história da entidade