Entidade aponta
crescimento no
repasse a
prefeituras
O mês de março registra “comportamento positivo” em relação ao repasse às prefeituras do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), em relação ao acumulado do ano. A informação foi divulgada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios). O total repassado no período de janeiro até 20 de março aumentou 11,18% em termos nominais em relação ao mesmo período de 2018. Levando em conta a inflação, o fundo cresceu 7,1%. O repasse foi creditado ontem na conta das prefeituras, que deverão receber, no total, R$ 2,4 bilhões, já descontada a retenção do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante chega a R$ 3 bilhões. O FPM, composto por 22,5% da arrecadação do Imposto de Renda e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), é a verba que a União transfere para os municípios. É muito aguardado pelos gestores municipais. A distribuição é feita proporcionalmente ao número de habitantes. Quando a economia vai bem, o FPM segue a tendência.
Qualidade premiada
De 29 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes premiadas pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) por se destacarem em índices de saneamento básico, 21 são do Estado de São Paulo. O ranking avalia indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. A premiação das cidades ocorreu quinta-feira, na capital.
Os destaques
São estas as cidades paulistas premiadas: São Caetano do Sul, Piracicaba, Poá, Santos, Leme, Franca, Pindamonhangaba, Sertãozinho, Catanduva, Ribeirão Preto, Birigui, Taubaté, São José dos Campos, Salto, Araçatuba, Jundiaí, Botucatu, São Carlos, Araraquara, Limeira e Sorocaba.
As 10 maiores
Na categoria pequenas e médias cidades (menos de 100 mil habitantes), todas as cidades premiadas são do Estado de São Paulo: Santa Fé do Sul, Uchoa, Guaíra, Votuporanga, Guariba, Guarantã, Barbosa, Buritama, Santa Ernestina e Lins.
Honda inaugura
A montadora japonesa Honda realizou quarta-feira a cerimônia de inauguração de sua nova fábrica de automóveis, em Itirapina, interior paulista. Com capacidade produtiva nominal de 120 mil unidades por ano, em dois turnos, a fábrica iniciará as atividades com a produção diária de 90 unidades do modelo Fit. Gradualmente, os demais modelos fabricados no Brasil também passarão a ser produzidos na unidade, transição que se dará até 2021.
De vento em popa
● Bauru obteve em fevereiro o melhor índice de geração de empregos no mês, desde 2000. Nos 28 dias, foram gerados 1.122 novos postos formais de trabalho. O resultado indica que, ainda que em ritmo lento, a economia da cidade busca recuperar os empregos perdidos devido à crise econômica, segundo o Jornal da Cidade, da Rede APJ (Associação Paulista de Jornais).
● Ribeirão Preto contabilizou um aumento de 134% na geração de vagas de emprego com carteira assinada em fevereiro, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram abertas 1.229 vagas no segundo mês deste ano, contra 524 em fevereiro de 2018. Se comparado a janeiro de 2019, quando foram abertas 424 vagas, o aumento no número de empregos em fevereiro foi de quase 190%.
Para chocólatras
Entre os dias 12 e 14 de abril, a capital sediará encontro de marcas e produtores nacionais e internacionais da cadeia produtiva do cacau. Além de exposição e venda de chocolates, o festival terá experiências sensoriais, atividades culturais, exposição de arte, cursos e palestras. O Chocolat Festival será no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
Poupatempo
98,8% dos usuários do Poupatempo aprovaram os serviços do programa, de acordo com pesquisa de satisfação conduzida pela empresa P2A Gestão em Informação entre novembro e dezembro de 2018. Foram entrevistados 7.300 pessoas em todas as unidades do Estado. 34 dos 73 postos obtiveram 100% de aprovação, entre eles os de Americana, Araçatuba, Bauru, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.
Fala, parlamentar
Frases pinçadas entre pronunciamentos na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) na semana:
● “O álcool é a droga mais perigosa que existe. Nossos jovens estão bebendo como nunca antes” - Janaina Paschoal (PSL), sobre projeto de lei que trata da venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol.
● “Milhares de pessoas são prejudicadas pelo uso de agrotóxicos nas plantações do Estado” - Adriana Borgo (Pros), em apoio a projeto que trata sobre a regulamentação do uso de agrotóxicos.
● “A criminalidade está usando armamentos de calibragem pesada, é preciso preservar os policiais” - Coronel Nishikawa (PSL), sobre a blindagem de veículos policiais.
Rotas do interior
Barretos e Franca passarão a contar com voos para a capital paulista. O anúncio, pela empresa Gol, foi feito após a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 25% para 12% sobre o querosene usado para abastecer aeronaves em São Paulo.