A Energisa Sul-Sudeste concluiu a instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica na sede do CPI-8 (Comando de Policiamento do Interior), em Presidente Prudente. Por meio do PEE (Projeto de Eficiência Energética), a empresa investiu R$ 400 mil na unidade, que também recebeu 34 novos condicionadores de ar, bem como a troca de cerca de 140 lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia led.
A solenidade de entrega oficial do projeto foi realizada na semana passada, no auditório do comando, com a presença de representantes da Energisa e da Polícia Militar. Conforme destacado pelo coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, e pelo gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste, Dalessandro Luis Mafei, o projeto de modernização do sistema elétrico e iluminação mais eficiente do CPI-8 foi aprovado mediante chamada pública regulamentada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
“Esses projetos de eficiência energética têm como propósito estimular o uso consciente e seguro da energia elétrica. A partir da instalação do sistema fotovoltaico, substituição de lâmpadas e de aparelhos de ar-condicionado, viabilizamos uma melhoria direta à Polícia Militar e, consequentemente, à comunidade que é atendida pela corporação que agora conta com um sistema que gera economia, tanto com a energia elétrica, quanto com a manutenção dos equipamentos”, enfatiza Thiago.
O Comando de Policiamento do Interior-Oito “enaltece esta importante parceria com a Energisa Sul-Sudeste que, além de propiciar economia ao custeio do erário, contribuiu de forma criativa à diversidade em nossa matriz energética, com a produção de energia elétrica limpa e renovável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e ecossistemas”. Ainda assim, permanecemos atentos às boas práticas quanto ao consumo consciente e sustentável, contribuindo com a qualidade de vida da geração atual e futura”, completa.
Economia
Realizadas por uma empresa terceirizada, as obras foram concluídas no último mês e resultarão em economia nos gastos com energia elétrica para a corporação, uma vez que a estrutura situada às margens da Avenida Joaquim Constantino concentra instalações do CPI-8, 18º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) e do 8º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia).
Com 100 módulos, o sistema de geração de energia fotovoltaica instalado na sede do CPI-8 tem geração anual de 60,55MWh. Somando isso aos novos condicionadores de ar e a substituição das novas luminárias de tecnologia LED que possuem um ciclo de vida bem maior em relação aos sistemas convencionais, a estimativa é uma economia de aproximadamente 30%.