Energisa intensifica combate a furtos de energia em Presidente Prudente

Fraudes em ligações de energia somam 125 mil kw/h desviados e podem representar risco de incêndio, alerta coordenador de medição e combate a perdas de energia da concessionária

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 18/09/2024
Horário 19:05
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Equipe da Energisa durante ação realizada no Jardim Cambuci
Equipe da Energisa durante ação realizada no Jardim Cambuci

A Energisa Sul-Sudeste realiza ao longo desta semana uma operação de combate a furtos e fraudes de energia em Presidente Prudente, ação que, somente na manhã de terça-feira, já identificou três estabelecimentos com “gatos” — ligações clandestinas de energia. 
De acordo com Renan Felix , coordenador de medição e combate a perdas de energia da Energisa Sul-Sudeste, a operação faz parte de uma série de ações rotineiras, mas que, nesta semana, recebeu reforços de equipes de fora da cidade para intensificar o combate às irregularidades relacionadas as ligações clandestinas de energia. “Essa operação na verdade é rotineira. São ações que a gente acaba fazendo ao longo do ano e em certos períodos realizamos uma intensificação, com equipes de fora”, pontuou Felix.
Ainda segundo o coordenador, só no primeiro dia da operação, foram encontradas seis irregularidades na cidade, com um desvio de aproximadamente 125 mil kWh, o que representa um prejuízo financeiro de cerca de R$ 125 mil. “Nós contamos com uma central de inteligência que faz toda uma análise de consumo, temos também uma grande quantidade de dados a partir de denúncias e de apontamentos que nossas equipes fazem em campo”, explicou. 
Além do impacto financeiro, Renan Felix destacou o perigo que essas práticas oferecem à segurança das pessoas. Na tarde desta quarta-feira, a reportagem de O Imparcial foi até um local em Prudente onde ocorreu uma das ações da concessionária no desligamento de uma ligação clandestina. “No caso que a gente está aqui, a pessoa acessou o sistema elétrico sem conhecimento ou autorização, e isso pode causar um curto-circuito, resultando em incêndios, o que buscamos evitar”, alertou. Ele também enfatizou que esses furtos sobrecarregam o sistema elétrico e podem afetar a tarifa cobrada de todos os consumidores.
Segundo Félix, a operação é apoiada por denúncias anônimas da população, que têm sido cruciais para o sucesso das ações. “A gente sempre incentiva o pessoal a fazer estas denúncias, que são totalmente anônimas”, disse o coordenador. As irregularidades, segundo ele, são encontradas em todos os tipos de clientes, desde residências até comércios de pequeno e médio porte. “Em todo lugar existe a possiblidade de encontrar um ‘gato’”, complementa. 

CONSEQUÊNCIAS A QUEM FRAUDA 
No aspecto legal, a Energisa segue os procedimentos estabelecidos pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para calcular o valor do consumo não faturado. Além disso, os responsáveis pelos “gatos” responderão criminalmente após perícia da Polícia Científica. Segundo Felíx, a expectativa é que até 30 casos de irregularidades sejam identificados até o final desta operação em Presidente Prudente.

CANAL DE DENÚNCIA
As denúncias de furto de energia de rede elétrica são anônimas e podem ser feitas pelos canais de atendimento da Energisa, tanto pelo site através quanto pelo telefone 0800-70-10326.

 

 


 

Publicidade

Veja também