A Etec (Escola Técnica Estadual Prof. Dr. Antonio Eufrásio de Toledo), conhecida como Colégio Agrícola de Presidente Prudente, abriu suas portas nesta quinta-feira para receber o Encontro Nacional da Anprosem (Associação Nacional dos Produtores de Sementes de Gramíneas e Leguminosas Forrageiras) . A programação tem continuidade nesta sexta-feira e contará com a presença do secretário Estado de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.
Sob a liderança do diretor geral da Anprosem, Norberto Adrian Belleggia, a assembleia geral nesta quinta-feira foi marcada por discussões acerca das contas, votações importantes e o planejamento estratégico para o próximo ano. De forma geral, de acordo com Belleggia, o encontro realizado pela Anprosem tem um papel fundamental no preenchimento de lacunas legislativas e regulatórias, garantindo que as demandas do setor forrageiro sejam levadas às autoridades competentes.
“As abordagens do evento giram em torno do conhecimento do mercado e da legislação. Somos uma associação que quando tinha um vácuo na parte de legislação e de regulamentação a gente trabalhou muito nesta parte. Então, um dos objetivos é ver o que está precisando no mercado para poder levar para nossas autoridades e aí a gente conseguir, por meio da associação, que é nacional, poder entregar aos associados as demandas do setor”, relata Adrian Belleggia.
Conforme destacado por Belleggia, o segundo dia do evento será dedicado à apresentação de novos materiais no Centro de Pesquisa da associação. O diretor geral da Anprosem pontua que será um momento importante em que os produtores, vindos de diversas regiões do país, terão a oportunidade de avaliar o potencial dos novos tipos de cultivos, além de conhecerem de perto o trabalho contínuo da associação.
Abres aspas para Belleggia sobre a importância do encontro. “A importância é tudo. Até porque cada ano que passa vamos melhorando através do diálogo e destes encontros para entender a conjuntura de ano a ano. A Anprosem já tem 15 anos e até ela aparecer não tinha uma associação que abarcasse este setor no Brasil todo. Hoje somos uma associação que tem voto em várias associações do Brasil e que pode trabalhar nesta parte. A importância desse encontro é definir o rumo do nosso setor de uma forma que possa favorecer tudo o que está envolvido”.
A secretária-executiva da Anprosem, Sandra Ferreira, enfatizou a importância de divulgar o uso dos recursos da associação e o desenvolvimento de novos tipos de cultivos para atender às demandas do setor forrageiro. “Vamos mostrar onde a gente usa os recursos da associação, onde ele é aplicado. Estamos também desenvolvendo novos tipos de cultivos para atender ao setor forrageiro. Esta é nossa meta”, pontua Sandra.
A participação expressiva de associados de diferentes partes do Brasil é motivo de orgulho para a Anprosem, conforme relata o diretor administrativo da associação, Felício Cirino dos Santos. Temos associados de Cuiabá [MT], Rio Verde [GO], Luís Eduardo Magalhães [BA], Campo Grande [MS], que estão aqui nos prestigiando hoje [quinta-feira] nesta assembleia”.