A 19ª edição da Festa das Nações se encerra hoje, em Presidente Prudente, após a realização do almoço que ocorrerá a partir das 10h, contando com pratos da gastronomia inglesa, grega, brasileira, japonesa, espanhola, alemã, além de doces, paletas mexicanas, bebidas, café e pão caseiro. O evento, que teve início no dia 17, espera "fechar" o domingo com a participação de mais de 30 mil pessoas, de acordo com um dos coordenadores, Celso Marques Caldeira. E o objetivo, conforme ele, está bem próximo de se concretizar, visto que só no primeiro final de semana pelo menos 15 mil pessoas conferiram as delícias gastronômicas oferecidas.
Programação de almoço da festividade terá início hoje, às 10h
Neste ano, o evento dividiu as dez nações distintas em duas semanas, de modo que além das já citadas, o evento contou ainda com pratos da comida árabe, italiana e portuguesa. Enquanto o destaque da semana passada ficou para o nhoque recheado e a lasanha, neste sobressaíram-se no cardápio o joelho de porco, a paella, putchero e camarão à espanhola. Ainda de acordo com Caldeira, a movimentação na festividade foi tão grande quanto era quando a mesma ocorreu em locais fechados, e o evento contou inclusive com caravanas de pessoas de outros municípios.
Com entrada gratuita, o evento reverterá todo o valor arrecadado para as atividades sociais da igreja, além da conclusão das obras das paróquias da Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma localizada no Parque Furquim, e outra na Vila Romana, ambas em processo de acabamento. A festa teve início, inclusive, celebrando o aniversário da padroeira Nossa Senhora do Carmo, na quinta-feira, dia 16, por meio da celebração de uma missa na igreja que leva o nome da homenageada.
Ariovaldo Alves de Morais Matos foi um dos 1,5 mil voluntários responsáveis pela produção dos alimentos na festa gastronômica, ficando responsável pela barraca de doces. "Nós esperávamos para sexta-feira um movimento menor pela previsão de chuva, mas antes mesmo de encerrarmos o evento todos os doces já haviam sido vendidos", declara. A advogada Cristiana Nogueira de Almeida, 44, que há 18 anos auxilia na Festa das Nações, acrescenta que o interesse do público pela realização se dá pelo clima de união e harmonia encontrado, além do amor pela Nossa Senhora do Carmo. Ela veio, inclusive, acompanhada de sua família neste sábado para a festividade. Além de seu irmão e de seu sobrinho, sua mãe Laudelina Gonçalves de Almeida, 79, foi especialmente para experimentar o yakissoba. "É uma comida leve, que eu gosto muito, e adoro este ambiente", comenta.
SERVIÇO
FESTA DAS NAÇÕES
A Festa das Nações ocorre na praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo, localizada na Rua Padre João Salgari, 46, na Vila Maristela, em Prudente. Para mais informações, entre em contato com os coordenadores, pelo telefone 3223-5637.