Empresas interessadas em prestar o serviço de coleta de resíduos dos grandes geradores de lixo de Presidente Prudente poderão apresentar suas propostas à comissão que representa tais estabelecimentos, em reunião que será marcada para o dia 18, na sede da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente). A medida visa o cumprimento das obrigações referentes ao Decreto Municipal 32.070/2024, que coloca os representantes de empreendimentos comerciais e industriais que geram 200 ou mais litros diários de resíduos sólidos como responsáveis pelo acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação e disposição final dos rejeitos. Um formulário online disponibilizado pela comissão reunirá até o dia 11, dos proprietários dos estabelecimentos comerciais, informações como o volume diário de geração de resíduos do empreendimento, em litros, e a frequência de coleta na semana, dados que serão repassados para as empresas especializadas para que formulem seus orçamentos.
Membro da comissão, o presidente do Sinhores (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Presidente Prudente), Rubens Afonso explica que o objetivo do formulário online é justamente quantificar o lixo gerado e, assim, possibilitar que as empresas ofereçam seus serviços. “Vamos marcar dia 18 a reunião com as empresas que tenham expertise no serviço, que tenham as certificações necessárias, para que, já com a quantificação e endereços de coleta, possam mostrar para a comissão, com maior qualidade, de que forma pode ser feita a coleta e qual o custo final disso”, comenta. “Então, essa é a ideia, da gente juntar o maior número de pessoas que possam trazer essas informações e depois pegar as empresas para nos apresentar as opções para podermos direcionar para que essa coleta possa ser realizada da melhor forma e com o menor custo”, complementa.
Rubens lembra que as datas-limite para o cumprimento das responsabilidades, antes até 1º de março, foram estendidas pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Bill Paschoalotto, , no fim de fevereiro, para até 30 de junho para o grupo 1 (hotéis, mercados, supermercados, hipermercados, shoppings e galerias) e até 31 de julho para o grupo 2 (restaurantes, bares, lanchonetes, boates e demais estabelecimentos).
A fim de ampliar o debate sobre o assunto, buscando novas perspectivas, bem como a produção atual de cada estabelecimento para estimar as necessidades dos grandes geradores de lixo em Prudente, a comissão foi formada em março tendo como integrantes: Raul Audi Júnior, da Acipp; Rubens Afonso, do Sinhores; Itamar Alves de Oliveira Júnior, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), e Renato Michelis, da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região).