A Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes) Unificada, parceria entre
O Imparcial, Grupo Caiado e Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), encerrou na tarde de ontem, em Presidente Prudente, após cinco dias de palestras informativas e preventivas. De acordo com a presidente da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) de
O Imparcial,
Vânia Nilva Ferreira, o evento recebeu cerca de 180 pessoas por dia.
"Os funcionários que vieram conseguiram tirar proveito dos palestrantes que se dispuseram a transmitir seu conhecimento sobre temas relacionados a acidentes de trabalho", pontua. Dessa forma, para ela, ficou evidente a preocupação das Cipas com a prevenção. "Fizemos isso para poder transmitir esse aprendizado aos colaboradores e também para que eles disseminem essas informações".

Alexandre Trindade, palestrante
Segundo Maria Aparecida Marçom, gerente jurídica do Grupo Caiado, com as informações adquiridas pelos trabalhadores por meio das palestras da Sipat Unificada "eles se sentem mais preparados e seguros para realizar suas atividades do dia a dia". Já para Gustavo Alves, gerente distrital da Sabesp de Prudente, o objetivo da Sipat foi atingido durante a semana. "O público veio em quantidade, mas ainda assim esperamos alcançar mais pessoas a cada ano".
De acordo com Cidinha Belini, presidente da Cipa da Superintendência Regional da Sabesp, é preciso lembrar que ações visando a prevenção de acidentes são realizadas durante o ano todo e a na semana, "este trabalho é reforçado ainda mais". Para o aprendiz da estatal, Matheus Alexandre Fulanetto, 15, o aprendizado gerado no evento é o grande benefício da iniciativa, mas acrescenta que "é bom sair um pouco do ambiente de trabalho, relaxar e interagir com outras pessoas".
Palestra
No último dia da semana preventiva, o palestrante Alexandre Trindade discorreu sobre ergonomia e qualidade de vida para o trabalho. Conforme ele, é importante possibilitar a orientação dos colaboradores sobre a prevenção de acidentes no trabalho, pois "ao realizar suas atividades eles precisam ter noção do que estão fazendo para não se machucar".
Trindade abordou diversos temas como a adaptação do ambiente de trabalho ao colaborador, os malefícios da má postura e também orientou sobre as formas corretas de realizar diversas atividades como carregar algum material pesado, por exemplo. Ele citou a frequente repetição de movimentos como a digitação e expôs maneiras de combater as eventuais lesões. Após a palestra, houve também apresentação de viola caipira, distribuição de brindes e coquetel.