Empresários se unem em projeto contra dengue

PRUDENTE - Oslaine Silva

Data 19/04/2016
Horário 10:47
 

A luta contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti tem sido árdua em vários setores. Prova disso foi a iniciativa de Milton Tsukamoto, proprietário da Credsat Informações, no Jardim Novo Bongiovani, que lançou o projeto Bairro Consciente, com o objetivo de chamar a atenção da comunidade local para as ações sociais de combate à dengue. Sua equipe tem visitado vários estabelecimentos comerciais da localidade e, com a ajuda de outros empresários, distribuído sementes da Crotalária juncea. Ao todo, já foram 33 mil kits para seus clientes e até para outras cidades da região.

De acordo com Milton, até o momento, 15 empresas aderiram à ação, desde oficinas, cabeleireiros, mercados, panificadoras, posto de combustível, entre outras. Segundo ele, o objetivo da ação é incentivar as pessoas a cuidarem de seu comércio, suas casas, quintais, terrenos baldios, ruas, e não culpar apenas o poder público pela situação alarmante da doença.

Jornal O Imparcial Equipe Credsat destina 1 hora por dia do trabalho para distribuir sementes da planta

"Na verdade, ficamos indignados em saber que somos um dos municípios do Estado com maior incidência de dengue, e a população em geral responsabiliza, nesse caso, o governo municipal. E não é bem assim. Quem joga lixo de todos os tipos em seus quintais ou locais públicos são as próprias pessoas. E a ideia é que quando for plantar a semente, o indivíduo reveja primeiro como está o seu ambiente", ressalta o empresário.

Milton deixa claro que a ação foi uma iniciativa dele, mas que os resultados positivos colhidos é de toda a sua equipe, que tira uma hora de trabalho para a linha de produção e distribuição dos kits - além do engajamento de todos os empresários.

"O mais legal é o sentimento que todos demonstram em estar colaborando. Se conseguirmos conscientizar dez famílias já é uma contribuição. Fizemos o banner pensando em cada empresário, não na minha empresa, mas em um projeto conjunto. O mérito é de todos", frisa Milton.

 

De mãos dadas

A Construjak Materiais para Construção aderiu ao projeto e, segundo a proprietária Janaina Pereira dos Santos Silva, 36 anos, além dos cuidados necessários e imprescindíveis que todos devem ter como: não deixar água acumulada em vasos de plantas ou qualquer outro recipiente, manter o quintal limpo, sem entulho que possa servir como criadouro para o mosquito, entre tantas outras providências, clientes que chegam na loja ganham as sementes da crotalária para plantar em suas casas.

"Cada um deve fazer a sua parte, se sensibilizar e se conscientizar de que temos essa obrigação. Além da distribuição de sementes faremos o plantio das mesmas, em todos os canteiros e terrenos baldios nas proximidades do bairro. É bem simples plantá-la e o melhor é que pode ser até num vaso", expõe a empresária.

Roselena Durigan Mathias de Souza, 57 anos, proprietária da Magu Agropecuária e Pet Shop, também está engajada na campanha. "O Bairro Consciente é uma excelente ideia! O que tivermos que fazer, faremos", expõe.

Por sua vez, Lourival Pereira da Silva, dono da Mercearia Novo Bongiovani, diz que a situação epidemiológica da dengue, na cidade, ou melhor, no Brasil, dá medo. "Graças a Deus, em casa ninguém teve, mas tenho parentes que ficaram muito mal com a doença. A população precisa colaborar nessa luta, basta cada um fazer a sua parte. Ainda sem data definida, faremos um mutirão de limpeza pelo bairro", acredita o comerciante.

 

SAIBA MAIS


COMO PLANTAR

1 – Faça covas com 2 a 3 centímetros de profundidade e coloque de 2 a 3 sementes;

2 – A germinação ocorre entre 3 a 4 dias no máximo;

3 – O florescimento se dá entre 60 a 90 dias;

4 – Regue diariamente na fase de nascimento da semente tomando cuidado para não encharcar;

5 – Dependendo do local, a planta pode crescer até 3 metros de altura;

6 – ATENÇÃO: os animais domésticos não devem comer suas folhas, pois podem se intoxicar;

7 – As flores da crotalária atraem as libélulas, que se alimentam do mosquito da dengue;

8 – LEMBRE-SE:

a – O mosquito da dengue deposita os ovos nas paredes das vasilhas;

b – Os ovos podem resistir sem água por mais de um ano;

c – As larvas necessitam de água limpa para se desenvolver;

d – As fêmeas depositam até 1,5 mil ovos em diferentes locais;

e – Em cerca de 8 dias temos novos mosquitos, que vivem em torno de 10 dias.

10 – CUIDADOS:

- Lave as vasilhas acima da linha de água com escova para retirar os ovos;

- Revise semanalmente para não deixar água parada;

- DENGUE requer cuidados constantes.

 

 

EMPRESAS ENGAJADAS

01 - Credsat Informações;

02 - Serralheria Pinheiro;

03 - Salvador Pneus;

04 – Arelit;

05 - M.Garcia Funilaria;

06 - Bar Andressa;

07 – Construjack;

08 - Magu Agropecuária e Pet Shop;

09 - Posto Novo Bongiovani;

10 - Sidnei Cabeleireiro;

11 - Cris Pães e Doces;

12 - Conveniência D.Sonia;

13 - Mercado Casa da Sogra;

14 - Madeireira Tuiuiú;

15 - Posto ACJ.

 
Publicidade

Veja também