O Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Presidente Prudente, juntamente com o Instituto do Oeste Paulista, convida empresários da área de gastronomia e hotelaria a se cadastrarem, até hoje, para a Rota Turística do município. Segundo o presidente do conselho, Fernando Testa, convites foram enviados a representantes do segmento para este “início de um grande trabalho, que será importante para a cidade. Eles terão uma plataforma onde saberão encontrar os lugares turísticos que a cidade tem”, expõe.
De acordo com o presidente do conselho, num primeiro momento, a Rota Turística trabalhará o turismo do município. “Ou seja, hotelaria, gastronomia, história, cultura e turismo serão trabalhados de uma forma em que as pessoas locais e as que aqui chegarem entendam que existe isso em Prudente. E o primeiro momento é cadastrar o máximo de pessoas que pudermos. Entregaremos a eles uma plataforma com todos os cadastrados”, acentua.
Após esse cadastramento de hoje, o conselho irá agregando, semana a semana, quinzena a quinzena, mês a mês. “Isso para que primeiro os munícipes conheçam a rota que temos, que é infinitamente gigantesca de nossa cidade, e, depois abrimos para a região para que eles possam nos acolher e entender o que é esse patrimônio histórico e cultural e turístico que é Presidente Prudente”, acentua Fernando Testa.
Conforme apresentação detalhada do projeto do Comtur, por seus membros, o turismo, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os municípios e Estados. Além de um importante fator para o desenvolvimento que proporciona para a população local.
E os setores citados pelo presidente, como de passeios, hospedagem em geral, bares, restaurantes, cultura e história, também se beneficiam grandemente com o fluxo de turistas que amam viajar, e estar nesta região. Estimula o visitante a conhecer mais da cidade, gerando uma atividade importante no desenvolvimento da economia, criando mais empregos e renda.
“Entregaremos ao prudentino um cardápio de sua cidade, constando nele, hotelaria, gastronomia, cultura, história e turismo, citando pontos de visitação e refeições em um único lugar. Um canal para as pessoas indicarem. Aos turistas, a rota possibilita criar uma programação de visitas, combinando atrativos, equipamentos, informações e serviços, otimizando sua estada”, acentua Fernando.
I – Promover o estudo a pesquisa de assuntos de interesse à vida econômica;
II – Captar e gerar eventos, feiras, congressos;
III – Manter instituições para o estudo e a pesquisa científica de assuntos especializados, tais como econômicos – financeiros, jurídicos, sociais e políticos;
IV – Fomentar o desenvolvimento e incremento dos eventos já existentes;
V – Promover Treinamentos e cursos de aperfeiçoamento para aprimorar a mão-de-obra de setores da economia e em especial do setor de Turismo e eventos;
VI – Colaborar com o setor público e outras entidades na promoção do destino turístico e para o desenvolvimento do Turismo;
VII – Promover e fomentar ações para o microcrédito e atividades cooperativa com a finalidade de viabilizar a economia;
VIII – Experimentação sem fins lucrativos de novos modelos socioprodutivo e de sistema alternativos de produção, comércio, emprego e crédito.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Promover a inclusão sociocultural;
• Preservar, divulgar e resgatar aspectos da cultura;
• Incentivar e divulgar artistas das mais variadas áreas;
• Possibilitar as pessoas conhecerem várias vertentes turísticas;
• Estimular o interesse público à cultura prudentina;
• Proporcionar ao público uma opção de lazer.
SERVIÇO
O cadastro pode ser feito por e-mail: [email protected] ou por telefone (18) 99601-2646 e deve conter o nome da empresa, do responsável, e-mail e WhatsApp, para posterior contato.
Foto: Cedida
Fernando Testa diz que Rota Turística é o “início de um grande trabalho que será importante para a cidade”