Empresários de Presidente Prudente participaram de uma reunião com a direção da Gol Linhas Aéreas, na tarde dessa quarta-feira, na capital paulista, com o objetivo de discutir o retorno do voo noturno da companhia na rota de Prudente a São Paulo (SP).
O encontro, articulado pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), contou com representantes da Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e Abav-SP/Aviesp (Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo).
De acordo com a Assessoria de Imprensa do deputado Mauro Bragato, o diretor de planejamento da Gol, Rafael Araújo, ressaltou que “a companhia está disposta a estudar a reativação do voo noturno para a região, desde que entenda que seja financeiramente viável e que haja demanda que justifique essa alteração no número de voos”. Rafael afirmou que acredita no potencial da região e, que havendo um estudo que comprove a demanda, será analisada a viabilidade da criação do voo noturno via Guarulhos.
À reportagem de O Imparcial, Bragato afirmou que, no prazo de 10 dias, será encaminhado à companhia um documento que atenda à solicitação da empresa. “Foi uma reunião muito positiva. A região de Prudente tem um potencial muito grande e, ampliando o número de voos, haverá mais desenvolvimento econômico e geração de emprego”, expõe.
O presidente da Acipp, Raul Audi Júnior, destaca que a entidade representativa dos empresários locais já havia solicitado à Gol, por meio de ofício, a continuidade dos voos ligando Presidente Prudente e São Paulo no início da manhã e à noite. “Dessa forma, os passageiros que viajam a negócios podem ir e retornar no mesmo dia, visto que a pernoite em São Paulo eleva os custos e representa, ainda, maior emprego de tempo nas viagens”, pondera.
Raul acrescenta que a Acipp aceitou o convite do deputado para participar da reunião visando tratar deste tema. “A companhia aérea se dispôs a prosseguir com os voos citados pelo aeroporto de Guarulhos, o que atende as expectativas e necessidades dos passageiros de Presidente Prudente e região”, comenta.
Marcos Lucas, que representou a UEPP e a Abav-SP/Aviesp, mencionou que a direção da empresa relatou problemas que a companhia tem tido em relação ao voo da manhã devido à queda na demanda no aeroporto. O prudentino sugeriu, então, que a Gol alterasse o voo de embarque para mais cedo, a fim de que houvesse o retorno da demanda e em função da necessidade dos usuários do serviço.
Após a reunião, Marcos relatou que a conversa gera “boas expectativas” de que o horário dos voos será revisto. “Isso até em função de alguns dados comerciais disponibilizados pelo Sebrae-SP [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] que vamos apresentar a eles, com base nos perfis de quem embarca e desembarca em Prudente”, ressalta.
Para ele, a companhia está entendendo que essa mudança, neste momento, se faz necessária. “Eles ainda não têm um dado preciso se vai dar certo ou não, mas cogitam mexer no horário em curto prazo”, comentou.
A situação da programação de voos no aeroporto prudentino tem gerado repercussão nas últimas semanas, após a Azul Linhas Aéreas anunciar que cessaria o voo das 5h35 e passaria a ofertar o primeiro da manhã às 11h35 a partir de 1º de março. A empresa esclareceu que a adequação das operações faz parte de um “processo normal de ajuste de capacidade à demanda”. Além do voo no horário de almoço, são disponibilizados mais dois, um à tarde e outro à noite.
A questão deixou insatisfeitos os empresários que utilizavam o primeiro voo do dia para chegar à capital paulista antes do horário comercial, visando desta forma cumprir sua agenda profissional. Diante disso, a UEPP chegou a enviar ofícios para a Azul e a Gol solicitando que revisassem suas programações e disponibilizassem opções no início da manhã.
A Gol, na ocasião, comunicou à reportagem de O Imparcial que “todos os fatores foram considerados pela companhia”, mas que, embasada sobretudo por motivos comerciais, elege operar nos horários atualmente programados (no período vespertino).
Segundo a ASP (Aeroportos Paulistas), concessionária que assumiu a gestão do local, o aeroporto de Prudente atende três operações da Azul para Viracopos (SP), com chegadas às 10h55, 14h05 e 19h05 e partidas às 11h35, 16h25 e 19h45; uma operação da Latam para Guarulhos (SP), com chegada às 13h e partida às 13h30 às segundas, quartas, sextas e domingos, ao passo que, nas terças, quintas e sábados, o pouso acontece às 9h e decolagem às 9h40; e uma operação da Gol para Congonhas (SP), com chegada às 12h15 e partida às 14h55 rumo à capital paulista.