Empresa destroçada

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 22/06/2024
Horário 04:18

Em ato público no seu gabinete, na manhã de ontem, o prefeito Ed Thomas (MDB) rasgou o verbo. Ao falar de limpeza pública disse que Presidente Prudente tem um sistema falido, com uma empresa uma destroçada.  

ENDEREÇO CERTO
Embora não tenha citado nome, estava falando da empresa de economia mista Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), a quem cabe o serviço de varrição e coleta do lixo urbano de Prudente; além da prestação de outros serviços.

FATOS EM APURAÇÃO
O entendimento deixado é de que existem problemas gravíssimos, ocorridos em administrações anteriores. Conforme disse o prefeito, há denúncia de empréstimos feitos em nome de colaboradores. A Justiça está apurando os fatos.

MAIOR PROBLEMA
A fala do prefeito esteve relacionada à produção, coleta e destinação de resíduos urbanos. Perguntou aos que estavam presentes: qual é o maior problema do lixo? Daí, em ato contínuo ele mesmo respondeu: é quem joga lixo em local impróprio.

QUASE O TRIPLO
Sobre a limpeza da cidade, contou que assumiu a Prefeitura – o que ocorreu em 1º de janeiro de 2020 – com 63 trabalhadores do setor; que aumentou para 110 e que a demanda indica a necessidade de que sejam 300.

PREVISÃO É DOBRAR
O prefeito falou sobre a contratação recente de serviços de 60 reeducandos do regime semiaberto do sistema prisional em Presidente Prudente e a intenção é ter em breve outros 60, formando um contingente de 120.

MUITOS E NOVOS
Conforme Ed Thomas, a cidade tem crescido e com novos bairros os serviços públicos precisam ser ampliados. O Plantão apurou que Prudente tem hoje 456 bairros, conforme o Planejamento Urbano e dentre os quais estão 10 que surgiram de 2021 para cá. 

MOÇÃO DE APLAUSOS
Medalhista de ouro da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), Léo Diogo Pires Comitre Klebis é homenageado com Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Prudente, por iniciativa do presidente Tiago Oliveira (PP).

DADOS EXPRESSIVOS
A competição de estímulo ao estudo de matemática envolveu 18,3 milhões de participantes de 553, mil escolas públicas e privadas de 99,8% dos 5.570 municípios brasileiros. Léo ficou entre os 650 medalhistas de ouro.

INTEGRAÇÃO CIDADÃ
O estudante da Escola Estadual de Ensino Integral Professora Maria Luiza Bastos é o presidente da 2ª Legislatura do Parlamento Jovem, vinculado ao Programa Multiplicadores de Cidadania, que é mantido pela Escola do Legislativo Dona Ana.

FAIXAS ELEVADAS
A vereadora jovem Thaila Bianca sugere, através de requerimento, construção de faixas elevadas em frente às escolas, para que haja segurança na travessia de estudantes. O pedido foi formulado em sessão da 2ª Legislatura do Parlamento Jovem.

PODER E DEVER
Nas considerações de Thaila, da Escola Fernando Costa, consta que crianças não têm plena consciência do perigo nas ruas, que precisam estar seguras conforme os direitos do cidadão e que faixa não elevada dificulta visão de pedestre e motorista.

Publicidade

Veja também