Empreendedoras apostam em chocotones e sobremesas para o Natal

Oferecendo sabores e variedades, confeiteiras aproveitam o produto natalino para faturar

VARIEDADES - CAIO GERVAZONI

Data 18/12/2024
Horário 05:01

Do panetone tradicional, com frutas cristalizadas, ao chocotone, com recheio de chocolate e outros sabores inovadores. No Natal, as duas versões costumam estar na mesa da ceia familiar, nas confraternizações das empresas ou até mesmo nas trocas de presentes de fim de ano. Algumas confeiteiras já estão com a “mão na massa” faz tempo, para dar conta da demanda e faturar nesta época.
Maiara Saraiva Vasconcelos, de Presidente Prudente, é confeiteira há três anos e para esse Natal espera um bom faturamento, pois a procura pelos chocotones e sobremesas para o natal, já começou. “As pessoas já estão procurando, querendo saber valores e já estão fazendo suas encomendas”. Maiara, antes de ser confeiteira, trabalhava em um escritório de venda de semijoias, e para aumentar a renda em casa, começou a fazer doces. Quando foi demitida, passou a fazer cursos e estudar sobre doces. Hoje ela vive desse trabalho. “Esse ano estou fazendo chocotone trufado, com brigadeiro, doce de leite e também as sobremesas. Acredito que as vendas devem ser muito boas. A minha expectativa é de um aumento de 60 a 70%”, destaca.
Karina Helpis, há dez anos como confeiteira, está pronta para produzir as delícias para o Natal. Ela começou nessa área quando estava sem trabalho e grávida. Fez curso de docinhos de festa e não parou mais. “Todos os anos a procura por panetones, chocotones e sobremesas é bem grande, principalmente na segunda semana de dezembro. Novembro e dezembro são os melhores meses. Acredito num aumento de 20 a 35% nas vendas em relação ao ano passado”. Segundo Karina, os pedidos que mais saem são os panetones trufados, chocolate com ninho, e agora também o pistache frisa.
Thaynah Abreu, de Santo Anastácio, começou vendendo cones trufados nas ruas da cidade. E em 2018, após fazer cursos e assistir vídeos de confeiteiros na internet, investiu no seu negócio. Hoje ela oferece várias opções de doces, entre eles o chocotone com recheio de Nutella e Ninho. E esse ano introduziu o chocotone trufado com pistache e geleia de frutas vermelhas. Também faz o panetone tradicional. Segundo Thaynah, é o terceiro ano que ela faz produtos para o Natal. “No primeiro ano de vendas no Natal foi extremamente bom. No ano passado, não posso reclamar, mas não foi como no primeiro. Esse ano minha expectativa é grande, pois em novembro já tinha cliente me perguntando sobre o cardápio de Natal. Lancei o cardápio no dia primeiro de dezembro, e já estou com várias encomendas”.
A confeiteira Anna Beatriz Polotti, de Prudente, já está com encomenda desde novembro. Nesse ano os chocotones vem com quatro sabores: brigadeiro goumert, Ferrero Rocher, Ninho com Nutella e morango com geléia artesanal. “Saborear um produto artesanal, sem dúvida é mais saboroso, mais prazeroso e com certeza mais saudável”, ressaltou Anna.


Confeiteira Maiara Saraiva Vasconcelos


Karina Helpis


Anna Beatriz Politti


Thaynah Abreu de Santo Anastácio

Publicidade

Veja também