A Prefeitura de Emilianópolis vem realizando cursos de capacitação – gratuitos – em parceira com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Presidente Bernardes. Dois só esta semana. No início da semana, foi realizado – em dois dias – o curso de Combate e Prevenção de Incêndios na Área Rural e até sábado, doze mulheres participam do curso de Artesanato com Fios Variados – Macramê.
Nesse curso, as alunas aprendem sobre o material utilizado no macramê, os tipos de fios usados na técnica (barbantes e linhas) e as técnicas dos nós para a confecção das peças.
O macramê, segundo a coordenadora de Agricultura e Pecuária de Emilianópolis, Daniele Perreti Bettio Marchi, é a técnica de tecelagem que precisa apenas de mãos e linhas para criar peças como suportes de plantas, roupas e peças de decoração. Com este método a pessoa vai criando nós, tranças, franjas e formas com amarração, fazendo com que cada peça tenha uma característica ímpar.
“Os dois cursos tem certificado e o foco principal é capacitar pessoas da zona rural para agregar renda para aqueles que já trabalham nas áreas ou colocar novas pessoas no mercado de trabalho”, ressaltou Daniele.
O Senar oferece todo o material utilizado nos cursos e a prefeitura oferece o local.
Combate e Prevenção à Incêndios
O curso de Combate e Prevenção de Incêndios na Área Rural, foi realizado no início da semana. Nos dois dias, os doze participantes puderam conhecer os tipos de propagação do fogo, identificar as classes de incêndios, conhecer os equipamentos de proteção individual e materiais de combate, entre outros tópicos.