Emerson Fachiano recebe título de “Industrial Símbolo 2024”

Ciesp e Associação Comercial e Empresarial reconhecem a importância da Salvatore Cosméticos, que exporta para 50 países e produz 500 itens

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 30/06/2024
Horário 05:00
Foto: Elisabete Santos
Emerson Fachiano e a esposa Karla Alexandra, com as homenagens recebidas da Ciesp, Acipp e Sicredi
Emerson Fachiano e a esposa Karla Alexandra, com as homenagens recebidas da Ciesp, Acipp e Sicredi

Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) comemoraram o Dia da Indústria 2024, com a entrega do Título “Industrial Símbolo 2024” para Emerson Alexandre Fachiano, diretor da indústria Salvatore Cosméticos. O evento foi realizado na noite desta sexta-feira (28), no auditório do Sicredi Presidente Prudente, que gentilmente cedeu suas instalações para a homenagem. 

Jorge Guedes, presidente do Sicredi Rio Paraná, foi o primeiro orador da noite, destacando a importância do cooperativismo e do empreendedorismo, em alusão ao homenageado desta noite, “um grande empreendedor que engrandece a indústria de Presidente Prudente”. Em seguida, o prefeito Ed Thomas ressaltou a origem humilde de Emerson Facchiano, “que veio da roça, do Distrito de Teçaindá [Martinópolis], onde viveu com seus pais”. 

O diretor do Ciesp, Itamar Alves de Oliveira Jr., lembrou o gesto “humanitário e de cidadania” de Emerson Fachiano, que na pandemia ajudou os hospitais da cidade com fornecimento de álcool gel que estava em falta. “Ele prontamente atendeu ao apelo da Santa Casa, produzindo e fornecendo o produto gratuitamente num momento de grande necessidade. E fez o mesmo para outros grandes hospitais da cidade, que naquele momento precisavam tanto do álcool gel”.

Raul Audi Junior, presidente da Associação Comercial e Empresarial, falou sobre a vida pessoal do “Industrial Símbolo 2024” e trouxe informações que revelaram a história de vida inspiradora do diretor da Salvatore Cosméticos.

Emerson Fachiano

Emerson Alexandre Fachiano, nasceu em Martinópolis. Desde o seu nascimento, em 20 de março de 1973, até os 18 anos, morou na propriedade rural da família, no Distrito de Teçaindá, cercado pelos pais, Evilásio e dona Regina, e pelos irmãos Ariane, Anariel e Matheus. Também na companhia dos primos e avós, ele viveu na fazenda Imaculada Conceição uma infância feliz. Trabalhou na roça com seus pais desde os 10 anos, mas as dificuldades na lavoura levaram a família a se mudar para a cidade, em Martinópolis, em busca de oportunidades. Lá, o jovem Emerson deu sequência aos estudos no colegial, no período noturno, enquanto trabalhava de dia. Ao se formar no segundo grau, começou a faculdade de Direito, mas teve que interromper a vida universitária por conta das constantes viagens de trabalho. Porém, seu espírito empreendedor, curioso e inquieto, o levaria para novas experiências, numa jornada que culminou com a criação da Salvatore.

Em 2008, quando Emerson atuava como vendedor na área de cosméticos, bateu forte a vontade de empreender. Autodidata, ele começou a desenvolver seus próprios produtos para cabelos, o que levou, finalmente, à fundação da Indústria Salvatore Cosméticos. Dessa forma, Emerson iniciou sua própria empresa, transformando seu empreendedorismo, coragem e conhecimento, em um negócio de sucesso. Ainda quando vivia em Martinópolis, ele conheceu sua esposa, Karla Alexandra Sereguete Mello Fachiano, por volta dos 20 anos. Apaixonados e muito parceiros, eles se casaram em 2005. Desde então, enfrentam juntos muita batalha e trabalho árduo para cuidar da família, abençoada com os filhos: João Francisco, hoje com 15 anos, e Katarina, com 12 anos.

O homenageado falou de improviso e dedicou a homenagem à família, ao pai, Sr. Evilásio, de saudosa memória, e aos seus funcionários. Pediu a todos funcionários que estavam presentes que se levantassem para receber uma salva de palmas e seu agradecimento emocionado.
“Meu pai me ensinou tudo que eu sei, de ética, de honestidade, de trabalho, fundamentos de toda minha vida. Hoje recebo essa homenagem gratificado, muito feliz, com sentimento de missão cumprida, e isso aumenta minha responsabilidade para continuar e fazer mais. A Salvatore conquistou esse prêmio por suas inovações, investimentos e a dedicação de toda equipe. Seguimos o caminho rumo à expansão, retomamos o crescimento da exportação, hoje já alcançando 50 países e fabricando 500 itens. Nosso objetivo é ficar entre as 20 maiores marcas de cosméticos do mundo, e as três maiores do Brasil”, disse o Industrial Símbolo 2024.

Fotos: Elisabete Santos


Emerson Facchiano: “Nosso objetivo é ficar entre as 20 maiores marcas de cosméticos do mundo”


Itamar Oliveira Junior, diretor do Ciesp: “A Salvatore socorreu a cidade prontamente durante a pandemia, fornecendo álcool gel para os hospitais gratuitamente”


Casal homenageado, entre as autoridades que entregaram a premiação


Cerimônia foi realizada no auditório do Sicredi Cristo

Publicidade

Veja também