Em visita à Presidente Prudente, nesta sexta-feira, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho recebeu de auditores da Gerência Regional do Trabalho um documento que pede a regularização do bônus de eficiência da categoria e a valorização da carreira, pauta conduzida pelo Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), com suporte da Delegacia Sindical da entidade estadual. Mobilizada, a categoria solicita a manutenção da isonomia de condições aos auditores fiscais da Receita Federal, o fortalecimento do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), bem como o cumprimento de um acordo de 2016. De acordo com nota divulgada pelo Sinait, em Prudente, na ocasião, o ministro afirmou que tem conhecimento sobre a questão e que “está atento a ela”, com o compromisso de interceder junto ao governo.
“A isonomia vigora desde 1992, e passou por vários governos. Nosso apelo é que isto não se rompa exatamente nesta gestão, marcada pelo compromisso com as pautas trabalhistas”, declarou na nota o diretor do Sinait, o auditor Sebastião Estevam. Ainda no documento, os trabalhadores pediram que Luiz Marinho receba o sindicato, em Brasília, para tratativas referentes à adequação dos termos do decreto que trata dos apontamentos feito pelos auditores. Na ocasião, servidores administrativos do MTE também entregaram um documento com reivindicações ao ministro. “Foi muito produtivo o encontro, que trouxe boas expectativas. Seguimos articulados com os sindicatos da região, para manter este canal de diálogo”, ainda comenta Sebastião.
Fotos: Cedidas
Ministro recebeu de auditores da Gerência Regional documento que pede regularização de bônus
Recepção na Prefeitura
Além da visita à sede da Gerência Regional do Trabalho, em Prudente, onde se encontrou com servidores públicos federais de vários órgãos, Luiz Marinho se reuniu com o prefeito Ed Thomas (MDB), acompanhado da deputada estadual por São Paulo, Márcia Lia (PT). Segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o chefe do Executivo aproveitou a reunião para solicitar recursos à cidade, evidenciando algumas questões, principalmente relacionadas à educação e tecnologia.
Na oportunidade, foram entregues três ofícios. Um solicitando recursos para adequação e instalação de ar-condicionado nas escolas da rede municipal, outro para a busca de verbas a serem investidas no Projeto Aquarela, considerando principalmente a segunda unidade, inaugurada nesta semana, que ampliou o atendimento de 300 para 500 alunos, além de um terceiro documento, que visa a ampliação e modernização do laboratório de informática da Fundação Inova, com o objetivo de contribuir para a formação profissional e atender o mercado de trabalho, principalmente no setor da tecnologia, informa a pasta municipal.
Conforme a Secom, em resposta, o ministro afirmou que as solicitações apresentadas serão repassadas. “Irei levar as demandas e partilhar com os colegas de governo. O compromisso é de pensar o Brasil a partir das pessoas, das crianças, da juventude, das famílias e das necessidades, e olhar os bons projetos. Então, se tem bons projetos, tem mais oportunidade, independente da região do país onde que se encontra”, declarou Luiz Marinho, na Prefeitura.
Foto: Iury Greghi
Luiz Marinho se reuniu com o prefeito, acompanhado da deputada estadual, Márcia Lia
Agenda cumprida
Ainda em Prudente, o ministro participou de uma plenária na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com o tema “Fortalecimento das relações de trabalho com igualdade e desenvolvimento socioeconômico”, onde atendeu representantes da sociedade civil, sindicatos, empresários, advogados e a população em geral. No período da tarde, visitou o HE (Hospital de Esperança), a fim de conhecer as instalações e os desafios enfrentados pela instituição, bem como dialogar com os profissionais envolvidos. Para encerrar sua visita, como noticiado neste diário, está prevista uma homenagem, onde receberá o título de Cidadão Prudentino, em uma sessão solene da Câmara Municipal, com início às 20h, novamente na sede da OAB.