Em Presidente Prudente, o Centro de Apoio à Dengue, que funciona na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, o Cohabão, desde a última segunda-feira, já atendeu até o momento mais de 400 pacientes. O serviço funciona das 7h às 19h.
A média de atendimento diário é de cerca de 150 pacientes, que são encaminhados diariamente pelas UBSs e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) com sintomas de dengue.
De acordo com a supervisora de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde, Dilene Lourenço Monteiro Guedes, "o Centro de Apoio à Dengue está atendendo cerca de 60 pacientes durante o dia e mais de 100 pacientes no período da noite, quando o fluxo é maior".
O funcionamento da unidade é uma das medidas tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde para conter o avanço da doença no município e prestar assistência aos pacientes. Outra providência discutida é a reativação do Comitê de Enfrentamento à Dengue.
No local, o paciente passa por exames específicos e é medicado e hidratado, com supervisão médica especializada. "Porém, é fundamental que o paciente que esteja com suspeita de dengue procure inicialmente a unidade de saúde mais próxima", explica a secretária municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas.