Em tempos de crise, buscar o essencial, a fé em Jesus"

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 08/09/2024
Horário 04:09

As crises e os conflitos fazem parte da existência humana e servem para o nosso crescimento. Deparamo-nos com essas situações, muitas vezes, em nossa vida, como no período da adolescência, por exemplo, em função das mudanças que acontecem em nosso corpo, as quais, na maioria das vezes, não entendemos, mas que geram sofrimento, traumas e crises que não sabemos lidar com elas; pois estamos em evolução e isso é constante não tem com evitar. As crises são necessárias para o desenvolvimento e o crescimento pessoal, familiar, social, político e organizacional. São fonte de ideias novas, podendo criar oportunidades de discussão sobre determinados assuntos. São negações de opiniões e regras, o não cumprimento das mesmas, as escolhas que fazemos fora do que é aceitável e causa um estranhamento ao que é considerado padrão. Um choque de ideias, opiniões, expressões e decisões, que podem levar a uma crise pessoal e interpessoal. Assim entendemos que, em alguns momentos e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário para não entrarmos num processo de estagnação. E nem perde a nossa identidade, ou seja, ser moldados conforme as pessoas e o padrão da sociedade quer ou aceita. Precisamos entender que essas fases conflituosas, as quais, muitas vezes, nos parecem anormais e intoleráveis, são inseparáveis da existência humana, e não configuram algo exclusivamente negativo. Por incrível que pareça as crises são boas, porque nos educa, nos disciplina e nos oferece a coragem para lutar em busca de nossos sonhos e objetivos. Enfrentar as crises e supera-las, é necessário a busca de uma religião em que a pessoa tenha o seu contato pessoal com Cristo, que ajuda a enxergar a verdade contida no coração do indivíduo.  Além da ajuda profissional, de um psicólogo, é necessário assumir a responsabilidade pela própria vida e empregar esforços para superar essa fase, encarando os traumas e medos. Por isso é fundamental entender as razões de todos os sentimentos conflitantes despertados na crise. Por outro lado, vemos a necessidade da busca do transcendente, onde Deus aponta a causa e todas as possibilidades de se livrar das crises. Uma vez que a instituição religiosa não pode se fechar às diversas realidades que afetam o seu contexto de muitas pessoas em crises. A religião pode ofereceu um consolo e conforto a mente e coração do ser humano, para não ficarmos perdidos e desorientados tomarmos decisões que venham causar mais frustrações em nossas vidas. A Palavra de Deus redirecionando as intenções do ser humano para algo de bom, onde cada um com serenidade e paz poderá decidir o que seguir o que ser e o que fazer de suas vidas. 

MINI SERMÃO
As crises são necessárias para o nosso crescimento, porém o modo como ela afeta a cada um é diferente. A minha forma de vivenciar a crise é diferente do outro. Assim as crises podem terminar em momentos diferentes, ser perigosas de formas diferentes e a saída para cada um pode ser muito diferente. Devemos buscar ajuda em momentos de crises; para que ela não se torne um perigo físico emocional e espiritual. O autocontrole sempre ajuda nos momentos de crises para não tomarmos decisões que nos machucam ou então cause consequências irreversíveis em nossas vidas. Cada um tem o livre arbitro para decidir o que quer de sua vida, mais que seja utilizado com ponderação e sabedoria para não nos frustrarmos. Uma vez que a frustração poderá levar a uma crise. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h.

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão, comenta que: “em tempos de crise, buscar o essencial, a fé em Jesus”. O pontífice da fé destaca que a atualidade é marcada por diversas crises e desafios que podem gerar sentimentos de impotência e desânimo, levando as pessoas a perderem o sentido da vida. Nesse contexto, o Papa reforça a importância de procurar o que é essencial para não se deixar levar pela superficialidade e pelo efêmero. O Santo Padre incentiva os participantes do encontro a buscarem com paixão e entusiasmo aquilo que traz à tona a verdadeira beleza da vida.  Papa ressalta ainda que retornar ao essencial, que é Jesus Cristo, não significa fugir da realidade, mas sim enfrentá-la com coragem e disposição para amar, mesmo quando as circunstâncias são adversas, e expressa seu apreço pelo propósito do Encontro, que busca inspirar os participantes a transformarem suas vidas em instrumentos de amor, misericórdia e compaixão.

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000
 

Publicidade

Veja também