Em SP, PP recebe Plano Municipal Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa

As etapas que compuseram o Plano foram desenvolvidas em várias fases durante o ano

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 19/12/2022
Horário 18:58
Foto: Cedida
Denílson Biguete, recebeu o Plano Municipal de Desenvolvimento em Economia Criativa
Denílson Biguete, recebeu o Plano Municipal de Desenvolvimento em Economia Criativa

Em evento realizado na capital do Estado, no Teatro Sérgio Cardoso, neste sábado (17), a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente, que foi representada pelo professor Denilson Biguete, recebeu o Plano Municipal de Desenvolvimento em Economia Criativa - Cidade Criativa da Música do projeto Cria-SP, que foi desenvolvido em várias etapas durante o ano por meio de um projeto entre a Secult, a Secretaria de Cultura de Economia Criativa do Estado e a APPA (Associação Amigos da Arte).

Criado em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Cria-SP é uma iniciativa de estímulo aos municípios do Estado para adoção de políticas públicas locais que posicionem a cultura e a criatividade no centro das estratégias de desenvolvimento urbano e sustentável. Além de Prudente, mais nove municípios receberam a mentoria: Bauru, Cubatão, Itanhaém, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Fé do Sul, São Caetano do Sul, São Luiz do Paraitinga e Sertãozinho.

De acordo com o secretário da Secult, Yuri Reis, que foi representado por Denílson Biguete, o plano é resultado de uma política pública realizada de forma colaborativa, com mentoria especializada e participação efetiva da gestão municipal, academia, músicos locais, classe artística, empresas locais e comunidade.

“Durante o ano, foram realizados eventos, reuniões, mobilizações locais do setor criativo com foco na música e compartilhamento de dados para compor o processo de participação do município no programa Cria-SP. Todo esse processo precede uma possível candidatura de Prudente no Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Os Planos passarão por uma comissão nacional, definida pelo Governo Federal, antes de serem encaminhados para análise da Unesco, em Paris”, comentou o secretário.

Para a Secult, participar do Cria-SP foi um grande estímulo e um desafio para cidade de Presidente Prudente. Um importante processo de reflexão e construção coletiva de políticas locais sobre a cultura, a música, a economia criativa e seu papel no desenvolvimento de nossa cidade.  Presidente Prudente reconhece a importância da missão de estimular a criatividade como fator estratégico para o desenvolvimento sustentável econômico, social, cultural e ambiental.

 O Plano Municipal Participativo de Desenvolvimento da Economia Criativa de Presidente Prudente já está disponível no site do Amigos da Arte.

 

Destaca-se a participação efetiva da cidade de Presidente Prudente neste processo e o cumprimento das seguintes etapas:

- 16 de setembro de 2022 - Lançamento do Programa Cria SP;

“Presidente Prudente - Cidade Criativa da Música”;

- 19 de setembro de 2022 - I Workshop - Programa Cria SP;

“Presidente Prudente – Cidade Criativa da Música”;

- 17 de outubro de 2022 - II Workshop - Planejamento Participativo;

“Propósito e Visão do Futuro – Objetivos Estratégicos”;

- 7 de novembro de 2022 - III Workshop - Planejamento Participativo;

Temas: Plano de Ações, Recursos, Indicadores, Instrumentos de Gestão do Plano Estratégico de Desenvolvimento;

- 6 de dezembro de 2022 - Evento de Encerramento das Etapas Municipais.

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também