Três pescadores foram multados pela Polícia Militar Ambiental, neste domingo, em R$ 2 mil, cada, por terem sido flagrados em um espaço vetado durante a piracema. Eles foram vistos pela guarnição que estava em patrulhamento na margem direita do Rio Paranapanema, em um trecho entre a barragem da UHE (Usina Hidrelétrica) de Rosana e sua foz no Rio Paraná. “Na ocasião, foram visualizados três pescadores realizando a pesca em ponto localizado a menos de 1.000 metros da barragem da UHE Rosana, local proibido para a pesca durante todo o ano”, explica o policiamento ambiental.
Após incursão no trecho a pé, os policiais militares abordaram e identificaram os pescadores, dois de 26 e um de 37 anos, após algumas horas. “Confirmaram que utilizavam caniços de nylon com molinetes e iscas artificiais, porém só capturaram algumas piranhas que foram devolvidas ao rio. Os envolvidos confirmaram ter conhecimento da proibição da pesca naquele local e, diante da irregularidade constatada, foram elaborados três autos de infração ambiental, com sanções majoradas ao dobro, conforme determina a norma, no período da piracema”, ainda esclarece a corporação.
Os petrechos, três caniços e três molinetes, foram apreendidos e depositados na Base da Polícia Ambiental local. “A ocorrência será́ encaminhada via ofício à Delegacia de Polícia Civil de Rosana, pelo cometimento ‘in tese’ de crime ambiental, e os envolvidos responderão criminalmente”, finaliza o órgão.