A frota de veículos, em Presidente Prudente, maior cidade do oeste paulista, aumentou 4,6%, nos últimos dois anos. Em fevereiro de 2023, eram 184.002 automotores, os quais passaram para 192.619, no segundo mês deste ano. No caso dos carros híbridos, aqueles que combinam um motor a combustão (gasolina, diesel ou etanol) com um motor elétrico, a elevação chegou a 163,4%, ao saltar de 246 para 648 na mesma comparação, revela o Ministério dos Transportes, por meio das estatísticas da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito).
Por sua vez, a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que produz e divulga regularmente estatísticas sobre circulação e comercialização de veículos elétricos no Brasil, a partir de fontes oficiais, expõe em suas estatísticas que, na capital do oeste paulista, 77 veículos que usam energia elétrica para funcionar em vez de combustíveis fósseis foram comercializados em 2022; 99, em 2023; número que saltou para 279, em 2024; e já chega a 56, em 2025.
“A eletromobilidade – utilização de veículos movidos por eletricidade, abrangendo a fabricação e a infraestrutura de circulação – é essencial para a transição global rumo a uma economia sustentável e de baixo carbono. As vendas de veículos eletrificados tornam-se indicadores-chave para avaliar o progresso dessa transformação no setor automotivo mundial”, indica a ABVE. “Monitorar e analisar esses dados é fundamental para compreender as tendências de adoção das novas tecnologias de baixo carbono e identificar os padrões geográficos da eletromobilidade”, complementa a associação.
De olho no crescimento deste mercado e com intuito de garantir uma pronta resposta para ocorrências envolvendo carros eletrificados, um comitê especial para estudos sobre segurança e combate a incêndio em veículos elétricos e acumuladores de energia foi criado no ano passado pelo Ligabom (Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil). Um debate técnico entre representantes deste grupo, entidades ligadas à eletromobilidade no país, como a ABVE, dirigentes de montadoras de veículos, líderes do setor de construção civil, engenharia e arquitetura, fabricantes de estações de recarga, proprietários de veículos elétricos, especialistas em segurança contra incêndio e acadêmicos foi promovido no mês passado.
O objetivo do evento, segundo o comitê, foi oferecer às diversas entidades ligadas ao tema a oportunidade de apresentar evidências sobre novas tecnologias, além de contribuir com sugestões e conhecimentos operacionais e científicos. Teve como foco ainda o desenvolvimento de metodologias de combate a incêndios em veículos elétricos e acumuladores de energia para o aprimoramento das normas de segurança contra incêndio em todo o país.
O próprio comitê do Ligabom, bem como a ABVE, acompanha a investigação do caso ocorrido em Presidente Prudente, em fevereiro, quando um carro híbrido pegou fogo enquanto estava conectado a uma tomada para recarga de bateria. Pela Polícia Civil, o caso é conduzido pela CPJ (Central de Polícia Judiciária) da capital do oeste paulista, que aguarda o laudo pericial para prosseguimento da apuração. O mesmo documento é aguardado pela ABVE, que informou à reportagem que divulgará o resultado quando o mesmo for concluído. Sobre a ocorrência, o 14º GB (Grupamento de Bombeiros) pontua que o incidente “acabou tomando outras esferas, ao se tornar caso de estudo internacional”.
“Este caso será levado ao âmbito da pesquisa mundial, sendo analisado por diversas montadoras ao redor do mundo. O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo tem se consolidado como referência global em estudos e respostas a incêndios envolvendo novas tecnologias automotivas, alcançando resultados expressivos em comparação a outros casos internacionais”, explicou o 14º GB.
Como noticiado neste diário, no caso do incêndio em Prudente, para conter as chamas, que consumiram totalmente o veículo e ainda atingiram o teto da garagem do imóvel, localizado em um condomínio da cidade, foi necessária a atuação de 19 oficiais do Corpo de Bombeiros, em sete viaturas. O carro estava dentro da garagem conectado a uma tomada para recarga da bateria quando os moradores da residência perceberam fumaça saindo de debaixo do automóvel. Assim que viram chamas, retiraram um segundo automóvel da garagem e acionaram o Corpo de Bombeiros, que extinguiu o incêndio e retirou o carro da garagem com a utilização do guincho de uma das viaturas.
QUANTIDADE DE VEÍCULOS POR COMBUSTÍVEL EM PRESIDENTE PRUDENTE | ||
COMBUSTÍVEL | 2023 | 2025 |
ÁLCOOL | 11129 | 11054 |
ÁLCOOL/GAS NATURAL | 1 | 1 |
ÁLCOOL/GÁS NATURAL VEICULAR | 6 | 7 |
ÁLCOOL/GASOLINA | 74764 | 81287 |
DIESEL | 13019 | 13506 |
DIESEL/ELÉTRICO | 4 | 11 |
ELÉTRICO | 19 | |
ELÉTRICO/FONTE EXTERNA | 60 | 133 |
ELÉTRICO/FONTE INTERNA | 7 | 12 |
GÁS METANO | 1 | 1 |
GASOLINA/GÁS NATURAL | 2 | 1 |
GASOLINA | 77635 | 78231 |
GASOLINA/ÁLCOOL/ELÉTRICO | 96 | 171 |
GASOLINA/ÁLCOOL/GÁS NATURAL | 10 | 10 |
GASOLINA/ELÉTRICO | 79 | 218 |
GASOLINA/GÁS NATURAL VEICULAR | 47 | 43 |
HIBRIDO | 29 | |
HIBRIDO PLUG-IN | 91 | |
SEM INFORMAÇÃO | 7142 | 7794 |
TOTAL | 184.002 | 192.619 |
Fonte: Senatran |