No Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, os irmãos gêmeos Barros mostraram na última edição do Campeonato Paulista Kids da CBJJE (Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo), no domingo, o potencial da dupla prudentina na arte suave. Ambos foram ao pódio e voltaram da capital paulista com quatro medalhas no peito.
Com uma sequência de lutas que uniu competições com kimono (GI) e sem kimono (NOGI), os faixas verdes da categoria Infanto-Juvenil B retornaram ao tatame com o coração acelerado e sangue no olho. Os gêmeos conquistaram uma medalha de ouro e três de bronze, conforme relatado por Amauri Barros, pai dos jovens atletas.
Na disputa sem kimono, o jovem Yuri, na categoria Pesado, e seu irmão companheiro Ygor, no Super Pesado, alcançaram o terceiro lugar em suas categorias. Já na parte disputada com kimono, Yuri brilhou ao conquistar o ouro na categoria Meio Pesado, enquanto Ygor ficou com a medalha de bronze na divisão Pesado.
Em seu relato pelo Instagram, os gêmeos destacaram o nível elevado dos adversários e a superação dos desafios do cotidiano, especialmente para atletas que vêm de regiões distantes da “selva de pedra”, e precisam enfrentar a exaustão de competições consecutivas. “Sabemos que é cansativo lutar campeonatos em sequência e ter pouco tempo para recuperar, mas amamos e gostamos de estar dentro do tatame”, afirmaram os jovens, com a sinceridade de quem vive a arte suave com intensidade e quer voar alto.
A temporada 2025 para os irmãos Barros é especial. A grande competição do calendário é o Mundial Pan Kids da IBJJF nos Estados Unidos. O torneio reúne a nata dos prospectos do jiu-jitsu no mundo e acontecerá em solo yankee em julho.
“SABEMOS QUE É CANSATIVO LUTAR CAMPEONATOS EM SEQUÊNCIA E TER POUCO TEMPO PARA RECUPERAR, MAS AMAMOS E GOSTAMOS DE ESTAR DENTRO DO TATAME”
Yuri e Ygor Barros
O próximo desafio da dupla é a segunda etapa do Circuito Paulista em Barueri (SP), que ocorre em meados de maio. Em junho, eles lutam o Kids International IBJJF em Curitiba (PR) e emendam com ida no tatame no Campeonato Brasileiro CBJJ em Barueri antes da grande disputa no Mundial Pan Kids.
A jornada dos garotos é fruto de muita dedicação e do apoio incondicional do pai Amauri e da mãe Miriam. O fortalecimento e desenvolvimento dentro dos tatames tem como base “o Sensei Henrique Ramos, da AlmeidaJJ, e professor Kelvyn, os senseis PC, Félix e Guilherme do Judô e todos nossos colegas de treino, nossos instrutores de musculação da Academia Red Dragon e nossa nutricionista Bruna Medradi”, descreveram os jovens.
Vale realçar também a importância dos patrocinadores, que acreditam no potencial da dupla e possibilitam a ida ao tatame dos meninos: Colégio Esquema Único, UniAçaí, Bar do João Porquinho, Instituo de Radiologia de Presidente Prudente e, como já citado, Academia Red Dragon e a nutricionista Bruna Medradi.