Em Presidente Prudente, 1.162 clientes da Energisa Sul-Sudeste participam do “Conta Inteligente”, projeto de Sandbox Tarifário, de iniciativa promovida, regulamentada, fiscalizada e aprovada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que visa a modernização do setor elétrico brasileiro com a realização de experimentações relacionadas à aplicação de novas tarifas ou de novas formas de faturar o consumo de energia. Sendo assim, até outubro de 2025, tais consumidores, residenciais e comerciais, da classe de baixa tensão, os quais foram sorteados previamente, testarão dois modelos tarifários: a “Tarifa Melhor Hora” e a “Tarifa Dinâmica Trimestral”. Um tipo de padrão pré-pago também será avaliado no próximo ano.
Em workshop online realizado na manhã desta quinta-feira, especialistas da empresa, entre eles a coordenadora de estudos tarifários, Amanda Lacerda Prado, que conduz o Conta Inteligente pela Energisa, e a especialista de comunicação da empresa, responsável pelos alinhamentos do projeto nas frentes de comunicação em todas as praças participantes, Natalia Solai Lannes, expuseram à imprensa que, dentre os 1.162 clientes da capital do oeste paulista que participam deste período de experimentação, que totaliza 12 meses, 208 integram a “Tarifa Melhor Hora” e, 954 a “Tarifa Dinâmica Trimestral”. Ao todo, 4 mil consumidores participam do projeto na área de atuação Sul-Sudeste.
Modelos tarifários
Desde novembro, dois modelos tarifários são experimentados na cidade. Na “Tarifa Melhor Hora”, o custo do consumo de energia varia de acordo com quatro faixas de horários nos dias úteis: “Supereconômica”, a mais barata; “Econômica”, “Média” e “Hora de Pico”, a mais cara. Com o modelo convencional, a tarifa é única independente do horário ou dia da semana, explicam Natalia e Amanda.
O objetivo desse modelo tarifário é gerar incentivos para que os consumidores possam deslocar o seu consumo para horários de menor demanda elétrica, otimizando os custos de distribuição, diminuindo picos de consumo e melhorando a qualidade da energia distribuída. “O cliente passa a ter mais controle e possibilidades para economizar na conta”, indicam.
O segundo modelo, denominado “Tarifa Dinâmica Trimestral”, oferece aos clientes um controle maior sobre seus gastos com energia, levando em conta que, no modelo convencional, a tarifa é ajustada anualmente, considerando os custos de fornecimento de energia dos últimos 12 meses, e os clientes ainda podem enfrentar mensalmente acréscimos devido às bandeiras tarifárias amarela ou vermelha.
Já neste caso, os clientes recebem, com antecedência, o valor da tarifa para os três meses seguintes, calculado com base nos custos de fornecimento do trimestre anterior.
“Dessa forma, a tarifa será ajustada trimestralmente, evitando o impacto de um reajuste anual acumulado. Além disso, o consumidor deixa de ser afetado por possíveis bandeiras amarelas ou vermelhas, já que sua tarifa do trimestre já contempla variações sazonais de custo de geração de energia”, relata Amanda.
Conta Inteligente
Segundo a Energisa, a Conta Inteligente, além de toda fiscalização da Aneel, é conduzida pela empresa em parceria com a i4 Economic Regulation e um grupo de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo).
Durante os 12 meses de projeto, os participantes do grupo de pesquisa não sofrerão reajustes tarifários tradicionais. Também não será cobrado nenhum tipo de acréscimo acumulado pelo período que esteve na Conta Inteligente.
“Ao final, o cliente volta automaticamente para a tarifa convencional aplicada naquele momento na área de concessão. Os clientes participantes foram sorteados de forma aleatória, a partir de seu CEP, sem viés associado, para garantir a distribuição de consumo por classe, sem qualquer tipo de distinção. Não há possibilidade de adesão voluntária, nem obrigatoriedade em permanecer no projeto. O cliente pode solicitar a saída a qualquer momento”, explica a empresa.
Além da Energisa, com a Conta Inteligente, outras empresas do setor participam do Sandbox Tarifário da Aneel. Conforme Natalia, o objetivo é coletar as respostas destes testes e promover um movimento de modernização do setor elétrico em todo o país, com o intuito de ofertar as melhores tarifas, levando em conta horários de maior utilização, o elevado número de aparelhos elétricos dos consumidores atualmente, entre outros, buscando um consumo inteligente, com melhor uso da energia, evitando ainda o desperdício. Os trabalhos de todas as empresas envolvidas neste período de experimentação serão analisados para chegar a um melhor resultado para o consumidor, o qual deverá ser aplicado a partir dos próximos anos.
SAIBA MAIS
Atendimento ao cliente
Para buscar o sucesso do projeto Conta Inteligente, a Energia Sul-Sudeste relata que precisa que o consumir selecionado para o período de experimentação entenda e participe de forma efetiva do projeto. Para tal, atua através de ações de comunicação e de sistemas, focadas no atendimento, comunicação interna, imprensa, site e CRM (Customer Relationship Management), ferramenta tecnológica que ajuda empresas a gerenciar e automatizar o relacionamento com os clientes.
Foto: Reprodução/Energisa
Na “Tarifa Melhor Hora”, custo varia de acordo com quatro faixas de horários nos dias úteis