Em Pirapozinho, pais de alunos questionam método de ensino

Responsáveis por estudantes de 4 e 5 anos da rede municipal afirmam que vão procurar a Câmara Municipal pedindo audiência

REGIÃO - MELLINA DOMINATO

Data 30/03/2017
Horário 12:59


Pais de alunos de escolas municipais de Pirapozinho procuraram a Câmara Municipal, que marcou para hoje uma audiência pública com vistas a tratar de uma mudança realizada pela Prefeitura no método de ensino desenvolvido nas salas de pré 1 e 2. Cristine Oliveira, mãe de um garoto de 5 anos, que frequenta o pré 2, se diz indignada com a situação, que teve conhecimento no início do mês, durante uma reunião na unidade escolar que o filho frequenta. Conta que, com um documento com assinaturas de 70 responsáveis por alunos do município, procurou a casa de leis. Por outro lado, a administração municipal afirma estar promovendo a construção de uma proposta pedagógica da educação infantil, possibilitando que as instituições façam adequações à sua própria realidade. "Desta forma, favorecendo o desenvolvimento integral da criança e o aprimoramento dos educadores de toda a rede municipal de ensino", frisa.

"Estou indignada. Na reunião, fomos avisados que mudaria o método de ensino infantil nas escolas do município. E nós, pais, não acreditamos que seja bom para nossos filhos, pois ele visa excluir a alfabetização durante este período", reclama Cristine. "O método faz com que a criança aprenda apenas brincando, de forma lúdica. Portanto, iremos solicitar uma audiência pública sobre o assunto, pois os professores não estão capacitados para este método, nem as escolas estão com a estrutura adequada para isto", complementa.

Em contrapartida, a Prefeitura argumenta que o trabalho que vem sendo realizado se iniciou em 2013, com a ampliação da participação de todos os gestores, inicialmente, das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), no Fordepi (Fórum Regional Permanente da Educação da Infância). Lembra que a partir do segundo semestre de 2015 também passaram a integrar os encontros os gestores e professores das Emeifs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental). "Neste trabalho, eles recebem a formação por profissionais capacitados e supervisionados pela doutora em Educação, professora Cinthia Magda Fernandes Ariosi, da FCT/Unesp de Presidente Prudente ", promove.

Expõe a administração que a formação ocorre em encontros mensais com todos os municípios que fazem parte do projeto e ainda em encontros quinzenais, em Pirapozinho, "de forma a oferecer continuamente aos profissionais da educação infantil os embasamentos teóricos que se sustentam nas leis e políticas públicas vigentes no Brasil a respeito da criança da primeira infância, com abordagens consolidadas e inovadoras". "As crianças terão oportunidades ricas, desafiadoras e estimulantes com o acesso a aprendizagens de diferentes linguagens e articulação de seus conhecimentos", ressalta.

"Este projeto de formação não prejudicará os alunos ao ingressar no ensino fundamental, uma vez que ninguém propôs e nem proibiu de oferecer às crianças a linguagem escrita e a leitura", frisa o Executivo. "Até porque, esta proposta está pautada nas teorias provenientes da abordagem de Reggio Emília, da Itália, e das teorias contemporâneas para a educação infantil que fundamentam as nossas Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil, previstas na Resolução 5, de 17 de dezembro de 2009", ainda relata.
Publicidade

Veja também