O “suplente de vereador” Dr. Kuramoto acaba de voar do ninho do tucano para se abrigar no União Brasil. Fato oficializado na tarde de ontem junto ao líder regional do partido, o deputado federal Fernando Marangoni, conforme o médico disse ao Plantão.
DÉCADA E MEIA
Foram 15 anos no PSDB, onde ingressou junto com outros cinco colegas que fizeram a opção em reunião de cooperativa médica, mas sem pretensão de se candidatarem a cargos eletivos. Mas, com o passar do tempo o Dr. Kuramoto decidiu ser candidato.
BATEU NA TRAVE
O médico obteve 934 votos nas eleições de 2020 e ficou como primeiro suplente, com 33 votos a menos que a vereadora eleita Nathália Gonzaga com 967 votos. Em 2022, foi candidato a deputado federal e obteve 3.634 votos.
AMIGO E ASSESSOR
O convite para ingressar no União Brasil partiu do amigo que conheceu em atividades filantrópicas, André Luiz Lima, assessor do deputado Marangoni. A primeira conversa foi com o presidente do diretório municipal Lucas Haro, possível candidato a prefeito.
QUAL MOTIVAÇÃO
A motivação em filiar-se ao União tem a ver com a experiência política vivenciada até aqui e por entender como de extrema importância a atuação do União Brasil na região, principalmente através do deputado Marangoni.
ESTÁ NA CERTEZA
O Plantão perguntou ao Dr. Kuramoto se a mudança de partido fora da janela eleitoral faz perder a suplência, ao que respondeu estar ciente, mas que não tem dúvida do que está fazendo e que a sua natureza não é de esperar que as coisas aconteçam.
MAIOR INTERESSE
Disse ainda que seu maior interesse na política é fazer o bem, contribuindo com seu conhecimento para solução de problemas, como tem feito há mais de 30 anos de atuação como médico voluntário na periferia de Prudente.
CESSA E NÃO EVITA
O acordo do “caso Ciop” cessa o pedido de afastamento do prefeito Ed Thomas (sem partido), mas não evita que a Câmara entre com representação no Ministério Público por outras questões de ondem econômica, como o atraso de repasse da Prudenprev.
VALEU A PRESSÃO
A informação é do presidente da Câmara, Tiago Oliveira (PTB) que classifica como essencial a atuação dos vereadores em pressionar o executivo a pagar o que deve e diz que a representação faz parte do trabalho legislativo de fiscalizar e buscar soluções.
NA SEXTA-FEIRA
O presidente do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), o prefeito machadense Roger Gasques (PP), diz que o aviso prévio dado a cerca de 500 funcionários cessará com a entrada de R$ 5,6 milhões na sexta-feira (22).
SALÁRIO EM DIA
Montante a ser pago pela Prefeitura de Prudente como parte da dívida de R$ 13 milhões. Não existe salário em atraso, pois foram pagos com fundo de reserva para rescisões, possíveis ações e horas extras. Porém, os plantonistas estão sem receber.
PREVISÕES LEGAIS
O acordo firmado entre Ciop e Prefeitura está homologado judicialmente, com previsões legais e bloqueio em conta bancária, multas e execução por não cumprimento do pagamento inicial e das parcelas; conforme explica o presidente.