Ao todo, oito atletas representaram Presidente Prudente na 3ª Etapa Estadual de Badminton, que ocorreu em Mogi das Cruzes (SP), entre sábado e domingo. Sete deles compõem a equipe do Sesi (Serviço Social da Indústria), através do PAF (Programa Atletas do Futuro), cujo O Imparcial é a empresa madrinha da iniciativa. O outro atleta que também representou a cidade foi Enzo Anzai, sem ligação direta com algum projeto, treinado apenas pelo seu pai. Ao todo, Prudente terminou a competição com três ouros, seis pratas e três bronzes.
Segundo Clóvis França Bressanin, orientador de esportes do Sesi na competição, as expectativas foram superadas no torneio. “Competição muito boa pra gente. De acordo com nossas expectativas fomos um pouco acima, pois os atletas estão se comportando muito bem diante do nosso planejamento de evolução para eles”, afirma, explicando que a evolução ocorre por conta do projeto em que fazem parte. “Desde o sub-11, que é a nossa categoria mais nova, até os que já disputam a categoria aberta, como o nosso atleta mais velho, que tem 16 anos, provam essa evolução”, destaca.
As medalhas conquistadas pelos atletas do projeto foram dois ouros, com Caio Henrique da Silva, pela dupla mista, categoria aberta A, e Rafael Fonseca, que conquistou no individual na categoria aberta D. As medalhas de prata foram conquistadas por Gabriel Gedolin, pelo sub-11, e no sub-13, com Vinicius Vioto e Nicolas Oliveira. O bronze ficou com Igor Pereira, na dupla masculina do sub-13, além de Caio Henrique, desta vez pelo individual.
Já Enzo Anzai, apesar de não ter conquistado pódio no individual, garantiu um primeiro lugar na dupla misto, mas admitiu alguns erros que o prejudicaram na categoria. “A minha estreia no individual acabei perdendo, pois no final errei muito, mas na dupla masculina tive um excelente resultado. Fiquei em 1º lugar e consegui o que eu sempre quis, que era alcançar a categoria especial”, relata o atleta. Além disso, ele explica que os detalhes são importantes no badminton, como em qualquer outro esporte. “Quem erra menos vence, pois são os detalhes que fazem a conquista”, afirma.
Todos os atletas, participantes de projetos ou não, seguem preparação para as próximas competições do ano. Enzo continua os trabalhos rumo aos Jogos Regionais, que ocorrem em Marília nos dias entre 7 e 9 de julho. Já o atleta Caio Henrique viaja à Salvador (BA) para o Pan-americano, enquanto Rogério disputa em São Paulo, no mês de agosto, o Internacional de Parabadminton do Brasil.