Por diversos anos consecutivos, Presidente Prudente foi palco da Virada Cultural Paulista. O evento, realizado tradicionalmente no mês de maio, em diversas cidades do Estado, promove 24 horas ininterruptas de atrações, incluindo shows musicais populares com artistas de renome e espetáculos em diferentes linguagens artísticas e inúmeros espaços da cidade. Teatro, dança, música, cinema, intervenções urbanas. Só para lembrar, entre os grandes nomes que já passaram por aqui e reuniram milhares de pessoas, podemos citar Gabriel O Pensador, Maria Gadu, Renato Teixeira, Angra, Nasi e Emicida. Com certeza uma festa bastante aguardada, todos os anos.
Mas neste, com a pandemia do novo coronavírus vivenciada desde março e sem possibilidade de aglomerações, a Virada Cultural Paulista não aconteceu. Com algumas adaptações, incluindo o formato digital, já ouvimos falar da Virada Paulista e também da primeira edição da Virada SP de Salto, realizada em agosto.
Em Presidente Prudente, conforme noticiado por aqui, já foram selecionados 28 projetos para participar da Virada Cultural em Casa, prevista para ocorrer das 18h do dia 17 de outubro às 22h do dia 18 do mesmo mês. Todas as apresentações serão promovidas do Teatro Municipal Paulo Roberto Lisbôa e do Espaço Laje, no Centro Cultural Matarazzo, e transmitidas pelas redes sociais da Secult (Secretaria Municipal de Cultura)
Detalhe: todos os artistas escolhidos, nas três áreas culturais - dança, música e teatro e circo -, são da cidade. Uma oportunidade de matar a saudade dos palcos, mesmo que de forma virtual e, principalmente, divulgar o seu trabalho.
Uma chance possível também, com a nova edição da Virada SP Online, a ser realizada em 2020 na plataforma #CulturaEmCasa e redes sociais relacionadas. Até a próxima terça-feira, os artistas interessados em representar Prudente no evento devem fazer sua inscrição junto ao município – ir pessoalmente à Secult (Secretaria Municipal de Cultura), das 8h30 às 17h. Caso esteja entre as 16 selecionadas, a cidade poderá ter até seis atividades de arte e cultura com cachê artístico de até R$ 5 mil cada. A realização dos eventos começa a partir de 24 de outubro. Não custa tentar e se inscrever. Uma boa hora para “se virar” e aproveitar.