Em junho, comércio tem retomada e puxa frente no saldo positivo de empregos

Por mais um mês, balança de cargos de trabalho no município tendeu para resultado favorável: foram 90 novas colocações profissionais

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 06/08/2023
Horário 04:00
Foto: Roberto Mancuzo
Comércio teve resultado favorável de 113 novos postos de trabalho, o maior entre os segmentos dimensionados pelo Caged
Comércio teve resultado favorável de 113 novos postos de trabalho, o maior entre os segmentos dimensionados pelo Caged

A balança de novas vagas de emprego em Presidente Prudente tendeu para o positivo por mais um mês consecutivo. Desta vez, em referência ao mês de junho, conforme dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) no início desta semana, o município teve resultado favorável de 90 novos postos de trabalho, sendo que no recorte do sexto mês do ano foram 2.497 admissões e 2.407 desligamentos. 

Pela primeira vez no ano, o setor de comércio fechou o mês no positivo. E mais, o segmento, em junho, teve fôlego suficiente para que o município fechasse o mês em alta, já que na soma entre contratações e demissões, o comércio teve resultado favorável de 113 novos postos de trabalho, o maior entre os segmentos dimensionados pelo Caged.  

Na última divulgação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, referente ao mês de maio, bem como o comércio, o setor da construção também tinha fechado o mês em baixa. Porém, no sexto mês do ano, foram 40 novos empregos, com 250 admissões e 210 desligamentos. 

O setor de serviços é o único a ter saldo favorável em todos os meses do ano. Em junho, não foi diferente: oito novos postos de trabalho na subtração entre admissões (1.031) e desligamentos (1.023). 

A agropecuária também ficou no positivo: quatro novos postos de trabalho em junho.

Indústria em baixa

Em junho, o único grande grupamento de atividade econômico que fechou o mês em baixa em Presidente Prudente foi a indústria. Retração de 75 cargos de trabalho. No sexto mês de 2023, o segmento teve 377 admissões e 452 desligamentos. 

Otimismo do comércio

A Acipp (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente) vê com otimismo a retomada do emprego no comércio. “Havia um clima mais otimista ante a expectativa de redução dos juros básicos da economia - e isso se confirmou na última reunião do Copom [Comitê de Política Monetária] -, o que influencia num crédito mais barato e acessível para os consumidores”, frisa o presidente da Acipp, Raul Audi Junior

Ele acrescenta que o Desenrola Brasil, programa do governo federal para recuperação de crédito e redução da inadimplência, já traz efeitos positivos para o consumo, bem como a inflação mais controlada e a melhora no emprego formal. “Contamos, agora, com datas comemorativas importantes deste segundo semestre - que são Dia dos Pais, das Crianças, Black Friday e Natal - para consolidarmos ainda mais essa retomada no emprego. O comércio é um forte gerador de emprego e renda, mas precisa de um cenário econômico favorável ao seu desempenho. E temos indicadores que apontam para isso”, avalia o presidente da Acipp. 

Caged/Reprodução

 

Publicidade

Veja também