O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) a Operação Transporte Escolar Seguro, nessa quarta-feira, em Presidente Prudente. Na cidade, foram 13 vans fiscalizadas em três escolas, o que resultou em nove autuados, um passível de bloqueio e quatro veículos recolhidos.
As infrações mais registradas foram por falta de autorização para transporte escolar e pelas más condições de conservação.
“Essas fiscalizações são fundamentais, pois estamos zelando pela segurança das crianças. É importante que os veículos que realizam esse tipo de serviço estejam adequados, com os condutores habilitados nas categorias D ou E, além de terem as devidas autorizações para atuarem como transportadores escolares e com o curso obrigatório. Com a intensificação das operações, mais cidades devem receber ações desse tipo em breve”, afirmou Sheyla Siqueira, gerente de fiscalização do Detran-SP.
No caso das autorizações para condutores e veículos atuarem no transporte escolar, é possível solicitar essa documentação sem qualquer custo. Esse pedido é feito por meio do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), no link portal.sei.sp.gov.br/sei/institucional/usuario_externo. Os pais e responsáveis pelas crianças que serão transportadas, ao contratar esse tipo de serviço, devem cobrar que os profissionais estejam com os veículos em condições adequadas e com as devidas documentações.