Nesta sexta-feira, a Prefeitura de Presidente Prudente confirmou que realizou o repasse de R$ 238 mil à Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente). O pagamento, segundo o Executivo municipal, foi feito em duas parcelas de R$ 119 mil.
Em nota, a Prefeitura reiterou que realizou o repasse à cooperativa de reciclagem do município e “segue empenhada em regularizar os pagamentos o mais rapidamente possível, utilizando dos recursos financeiros disponíveis”, para as demais entidades que eventualmente estejam com repasses pendentes.
A situação de atraso nos salários dos trabalhadores da Cooperlix foi noticiada ao final de setembro por O Imparcial. Naquela ocasião, no dia 25 do mês passado, o presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Tiago Oliveira (PTB) esteve na sede da cooperativa, na companhia do vereador João Barbosa Ferreira, Joãozinho da Saúde (DEM), para escutar as demandas dos trabalhadores.
Diante do atraso salarial, a Câmara Municipal pontuou que o cenário vivido pelos trabalhadores era “calamitoso”, muito também, pela queda no valor da comercialização do papelão.
Segundo a cooperada Maria Aparecida Assis Silva, o repasse vinha em atraso há mais de três meses e algumas famílias estavam sem nada para comer. Ao final do mês passado, um grupo de amigos realizou a entrega de 90 cestas básicas aos trabalhadores da cooperativa.
Leia mais:
Atraso da Prefeitura em repasse à Cooperlix prejudica cooperados