Começar o calendário de competições com um bom número de vitórias é algo a ser comemorado em qualquer modalidade. Para as equipes de handebol da Semepp/Unimed/Edespp esse é o cenário atual. Pela estreia na Liga Regional de Handebol do Estado de São Paulo, organizada pela Dracena Sport Show, os times infantil masculino e feminino, além do mirim feminino, foram à competição e mostraram que não estão pra brincadeira. Representando a cidade, eles voltaram pra casa com três vitórias em três jogos, pela fase de classificação de grupos. A segunda rodada do campeonato será disputada em solo prudentino, no sábado, a partir das 10h30, no PUM (Parque de Uso Múltiplo).

Todas as três equipes de Prudente que jogaram na estreia venceram
Pela Liga, das quatro categorias existentes, Prudente entrou na disputa com times na classe mirim, infantil e juvenil, exceto na adulto. O comandante dos grupos, Péricles Júnior, afirma que as equipes participam da competição desde 2007. "Os trabalhos sempre estão sendo feitos e dessa vez não será diferente. Neste ano, a gente conta com 20 atletas em cada time, contabilizando cem ao todo. Como é nosso primeiro campeonato em 2017, estamos dedicados desde o início da temporada, com treinos semanais", explica
Estratégia que refletiu em boas conquistas, já que na estreia o clube venceu os três jogos que disputou. Contra Dracena (SP), o infantil masculino venceu por 19 a 11. Já o feminino, encarou a equipes da cidade de Andradina (SP) e levou por 16 a 2. A vitória também veio no embate com o time mirim feminino andradinense, por 20 a 8.
Sem desmerecer o esforço prudentino, devido a evolução dos grupos, o treinador conta que esperava que o início fosse com partidas mais complicadas. "É o começo de competições para muitos times. Desta forma, era esperado que fossem com a garra total e a vontade de vencer. Porém, conseguimos fazer jogos mais elásticos e abrir uma vantagem grande. Todos os placares foram tranquilos, sem muita dificuldade, o que também representa um bom trabalho da defesa, principalmente no mirim", completa.
Fase de grupos
Até o final da fase de classificação, nos grupos que possuem seis delegações, todos os times jogam contra todos, em rodadas de ida e volta. Enquanto que nos grupos com sete, os times jogam apenas partidas de ida. Diante do trabalho que tem pela frente, Péricles garante que a intenção é chegar às finais. "Acredito que podemos e temos possibilidade de ser campões em todas as categorias. Temos um bom histórico de pódio, ao longo dos anos e edições da Liga", afirma.
Legado
Para o treinador, ao longo da Liga "existe uma boa chance de vitórias em todas as categorias participantes", no qual Prudente atua com o masculino e feminino na infantil e mirim, bem como juvenil masculino. "A equipe masculina do mirim, defende o tricampeonato. Enquanto o feminino tenta superar o vice-campeonato no ano passado, assim como o infantil masculino. Ao contrário das meninas do infantil, que buscam o bicampeonato", finaliza Péricles.