A Escola Municipal Dr. Pedro Furquim desenvolve diversas atividades envolvendo o jornal. A circulação desse veículo de comunicação no âmbito escolar é de suma importância, pois possibilita aos alunos o contato com as notícias da atualidade e o estudo das características de diversos gêneros textuais e do portador. A proposta de trabalho com o jornal O Imparcial, na sala escola, tem como objetivos desenvolver nos alunos a capacidade de ler, analisar, compreender, interpretar e desenvolver o senso crítico. Além de questionar os interesses que norteiam a produção da informação dos grandes meios de comunicação.
1º ANO
Nas salas eram feitas leituras diárias destacando sempre nome do jornal, dia, mês e ano. Eram feitas leitura das manchetes com comentários e selecionavam uma noticia que abordasse assunto mais relevante no dia. No mês de aniversário de Presidente Prudente, atrelaram a atividade à história da cidade. Após refletirem a atividade dada aos alunos foi oferecido um caça- palavras com nomes de supermercados da nossa cidade para eles circularem e pintarem.
2° ANO
No 2º semestre foi proposto para os alunos dos 2º anos trabalhar com os classificados do Jornal O Imparcial. Com o objetivo de utilizá-lo não só como fonte de informação, mas como veículo para estimular a leitura e formação de alunos produtores de texto. Foram realizadas atividades em grupo com vários cadernos de anúncios classificados do jornal para compreender a organização dos classificados, entender como os anúncios são publicados e identificando o tipo de texto necessário aos anúncios. Análise crítica e produção de anúncios relacionados ao tema animais de estimação.
3º ANO
Ao longo do ano letivo o jornal foi explorado de diversas formas. Inicialmente a professora apresentou o jornal e os cadernos que o compõem e incentivou os alunos a buscar diferentes informações. Posteriormente o trabalho com o jornal foi feito semanalmente, onde a professora dividia os alunos em grupos e direcionavas pesquisas, na sequencia fazia-se uma roda de conversa para que os alunos pudessem socializara noticia lida. Esse trabalho promoveu a interação entre os educandos, bem como enriqueceu a capacidade de entendimento deles e ampliou seu vocabulário.
4º ANO
A sacola da leitura é um projeto desenvolvido nos 4ºs anos e consiste em uma sacola com uma pasta que contém as fichas de leitura que devem ser completadas com as informações do livro. Na ficha de leitura o leitor também pode opinar sobre o que achou do livro. Uma vez por semana os alunos visitam a biblioteca da escola para fazer a escolha e troca de seus livros. O jornal também faz parte deste projeto, onde a cada semana duas crianças são contempladas e levam a edição do dia para casa, onde com a família é escolhida alguma tirinha ou reportagem que mais gostou ou mais lhe chamou atenção.
5º ANO
O jornal foi utilizado diariamente, tanto de modo voluntário pelos alunos, quanto como material de apoio e pesquisa ao trabalho do livro paradidático Ler e Escrever. Foram executas atividades dirigidas de conhecimento e manuseio do jornal; atividades de roda da leitura, com leituras compartilhadas de noticias, seguindo orientações do material paradidático Ler e Escrever. Os alunos ainda aproveitaram para conhecer os trabalhos realizados por alunos de outras escolas da Rede Municipal de Ensino, publicado todas as 5ªs feiras, refletindo sobre o alcance deste meio de comunicação.
Foto 50
Alunos do 4º ano A da professora Mara Regina Brugnollo Rezende
Foto 51
Nathan Honorato Nascimento, 9 anos, 4º Ano C