A Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis) registrou, neste mês, um aumento de 10% na coleta seletiva de Presidente Prudente. Os representantes da cooperativa acreditam que o crescimento de materiais recicláveis tem relação com o período de fim de ano, quando, segundo eles, o volume deve aumentar com as festividades de Natal e ano-novo. Atualmente, a Cooperlix possui 90 cooperados e, embora a quantidade de materiais coletados tenha crescido, os responsáveis dizem que os trabalhadores "dão conta de atender a demanda".
E os trabalhos seguem em "ritmo acelerado", conforme a presidente da cooperativa, Maria Aparecida Assis Silva. Ela diz que as atividades nos bairros da cidade prosseguem hoje normalmente, ou seja, até às 16h30. Já amanhã, véspera de Natal, Maria Aparecida pontua que os coletores passam pelos locais – que seguem um cronograma normal de dias da semana – até às 11h. Depois, afirma que os caminhões retornam para o barracão da cooperativa.
Cooperativa de recicláveis funciona até amanhã, às 11h
Falando sobre o aumento da demanda, Maria Aparecida frisa que "é perceptível que o volume cresceu", se comparado aos demais meses. Ela lembra que todos estão fazendo tudo para dar conta de recolher todo material nestes dias de expediente. A representante acrescenta que, nestas ocasiões, quando a quantidade de materiais recicláveis se eleva, há o desdobramento e esforço de todos.
Um dos exemplos é o uso da Kombi da cooperativa para recolher os materiais. Ontem mesmo, para agilizar o serviço, a presidente saiu com o veículo para dar suporte no recolhimento dos objetos. "Um apoio que colocamos em prática", explica. No momento, a Cooperlix possui seis caminhões que são cedidos pela Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) para as atividades da coleta seletiva.
"Sempre terá reclamações"
O presidente do Conselho Fiscal da Cooperlix e responsável pela coleta seletiva, Paulo Francisco da Silva, explana que a instituição desenvolve o trabalho em 261 bairros do município. Ele explica que a unidade atende a demanda de todos, seguindo um cronograma de setores, onde são estabelecidos dias específicos em que os caminhões vão passar em cada setor. "Cumprimos uma escala de coleta seletiva nos bairros", aponta.
Diante disso, Paulo diz que, "muitas vezes, as pessoas não se atentam ao dia em que os coletores passam e colocam os materiais recicláveis depois que os caminhões passam". "Por isso acabam reclamando", considera.
SERVIÇO
HORÁRIOS
A coleta seletiva da Cooperlix segue hoje, até às 16h30, e amanhã até às 11h. Depois, permanece sem expediente no sábado e domingo e retorna as atividades normais na segunda-feira. Para o feriado de ano-novo, a instituição segue o mesmo esquema de serviço, atuando até quinta-feira, às 11h, e retomando os trabalhos no dia 2 de janeiro, segunda-feira.
CRONOGRAMA DA PRUDENCO
PARA COLETA DE LIXO COMUM
24/12 - Coleta diurna: normal - coleta noturna: início às 13h;
25/12 - Não haverá coleta;
26/12 - Só haverá coleta no quadrilátero central: início às 16h;
27/12 - Não haverá coleta;
28/12 - Coleta diurna: normal - coleta noturna: normal;
29/12 - Coleta diurna: normal - coleta noturna: normal;
30/12 - Coleta diurna: normal - coleta noturna: normal;
31/12 - Coleta diurna: normal - coleta noturna: início às 13h;
1º/12 - Não haverá coleta;
02/01 - Só haverá coleta no quadrilátero central: início às 16h;
03/01 - Não haverá coleta;
04/01 - Coleta diurna: normal - coleta noturna: normal.
Fonte: Prudenco