Em constante evolução, grafite se torna a voz das ruas!

EDITORIAL -

Data 25/06/2022
Horário 04:15

As coisas mudaram! Foi-se o tempo em que o grafite era visto somente em becos, vielas e galerias de esgoto. Da periferia para as ruas e avenidas dos grandes centros e até em muros e fachadas de empresas, esta expressão artística - muitas vezes, por falta de conhecimento ou preconceito, ainda confudida ou relacionada com a prática da pichação - vem ganhando cada vez mais espaço.
Em Presidente Prudente, por exemplo, a técnica já foi destaque várias vezes neste jornal, com fotos de ricos desenhos executados em diferentes partes do município, inclusive em pontos de ônibus.
No mês passado, chegamos a noticiar sobre a quarta edição do Grafite Festival, que foi apresentada pelo artista e professor, Itamar Xavier de Camargo, e deve ocorrer entre agosto e setembro na cidade, com a participação de aproximadamente 30 grafiteiros do país. A ideia, com cada um confeccionando cerca de 10 metros de muro, é grafitar diversos espaços públicos do município, além de possibilitar a interação e trocas de experiências do artistas locais com o pessoal que vem de fora.
Mas enquanto o evento não chega, outro projeto, também ministrado pelo Itamar, já está em andamento e vem para “colorir” ainda mais a cidade. Conforme divulgado nesta semana em O Imparcial, cerca de 140 crianças atendidas pelo Cras (Centros de Referência da Assistência Social) - unidades do Jardim Guanabara, Parque Alexandrina e Jardim Morada do Sol – participam de oficina artística, oferecida pela SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social).
Além das aulas de técnicas de spray e grafite, os pequenos também  aprendem como elaborar histórias em quadrinhos, pintura em telas e técnicas de desenho, como mangá e cartoon. Na prática, estão tendo a oportunidade de grafitar as unidades do Cras e mostrar tudo que vem sendo passado na oficina, com obras ricas em traços, detalhes e muita cor. 
Além de embelezar a área, a grafitagem, sem dúvida, demonstra o potencial artístico e profissional de diversas pessoas, incluindo crianças. É através destes desenhos, que muitos deles conseguem se expressar, colocar para fora seus sentimentos. Muitas deixam de estar aprontando por aí, para ocupar o tempo, demonstrar o seu talento e quem sabe, em breve, conseguir uma graninha extra. Que belo é este caminho da arte de rua! Um caminho que merece, acima de tudo, reconhecimento!
 

Publicidade

Veja também