De técnico novo e com duas novidades no elenco que se sagrou campeão do Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas da Segunda Divisão em 2013, a equipe da Associação de Desporto Adaptado de Presidente Prudente (Adapp)/Unesp fará sua estreia dentro de casa na edição deste ano da competição. A partida será disputada neste sábado, às 16h, no Ginásio Municipal de Esportes Watal Ishibashi, contra a Associação para a Educação, Esporte, Cultura e Profissionalização da Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas (AEDREHC), de São Paulo.

Atual campeã da Segunda Divisão, equipe, agora comandada pelo técnico Isaque Augusto, está incluída no grupo A
Sob o comando de Isaque Augusto, que acumula também a função de técnico de tênis de mesa e de atletismo para Pessoa com Deficiência (PcD), o time prudentino deu o pontapé inicial em sua preparação em meados de janeiro. No primeiro período, segundo o treinador, os trabalhos foram dedicados a parte física. Por sua vez, os treinos técnicos e táticos tiveram início a partir do último mês. "Conheço a maioria dos atletas há quase 10 anos, então, estou adaptado ao grupo. Quando assumi, detectei que a equipe era muito lenta, e a minha prioridade nos treinamentos foi dar velocidade ao elenco durante os treinos", conta o técnico.
Para Isaque Augusto, a estreia da equipe ante o time do Hospital das Clínicas será feita "às escuras". Isso porque, de acordo com o próprio treinador, a equipe paulistana não disputa o Paulista há quatro temporadas. "O Hospital das Clínicas é bicampeão brasileiro e paulista, mas, há quatro anos atrás essa equipe acabou. Então eles vêm com um time novo e desconhecido. Não temos notícias de como virão para partida nem as condições do elenco atual", revela.
Ainda assim, o técnico cita que, após conquistar o título do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão do ano passado, o clube Águias, de São Paulo, teria encerrado suas atividades. Com isso, a maioria dos atletas da equipe teria se espalhado entre os times da Segundona. "Com relação ao ano passado, esta edição do Paulista está mais forte. Com o fim do Águias, muitas equipes se reforçaram com os jogadores que deixaram o clube. Temos que ter cautela, pois nossos rivais estão preparados", salienta.
Reforço no grupo
Um dos jogadores que deixaram o elenco do Águias, inclusive, desembarcou na Adapp/Unesp. Trata-se do armador Joãozinho, 22 anos. Conforme Isaque Augusto, o atleta já vestiu as cores do time prudentino entre 2010 e 2012, e agora irá reforçar novamente o grupo. Outra novidade no elenco é o pivô Walmir Rodrigues, que competia pela equipe de atletismo, e atuará pelo basquete sobre rodas. No mais, o técnico garante que o time será o mesmo da temporada passada.
Em 2013, com Silmara Cristina Pereira no comando técnico, o time prudentino conquistou o título e, consequentemente, o acesso à Primeira Divisão estadual. Contudo, devido aos problemas estruturais, a diretoria da associação preferiu manter o clube na divisão de acesso. Ciente da situação, Isaque Augusto relata que tentará utilizá-la em favor da equipe. "Sabemos que somos a equipe a ser batida, mas estamos preparados, tanto tecnicamente como psicologicamente. Temos que entrar confiantes e fazer o nosso melhor", afirma.
Formação definida
Organizada pela Federação Paulista de Basquete Sobre Rodas (FPBSR), a competição estadual terá nove participantes nesta temporada. Além da Adapp/Unesp e da AEDREHC, o Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba (Gaadin) e a Associação dos Amigos dos Deficientes de Ribeirão Preto (Adad) completam o grupo A.
Já a chave B conta com a presença da Associação dos Amigos e Paradesportistas de Piracicaba (AAPP), Clube dos Paraplégicos de São Paulo (CPSP), Associação Desportiva de Pessoas com Deficiência Física (Adesp), São José dos Campos e Taubaté.
SAIBA MAIS
APOIADORES
Durante o Campeonato Paulista de Basquete Sobre Rodas da Segunda Divisão, a equipe prudentina terá o apoio da Usina Alto Alegre, da Rede de Postos Prudentão, do Hotel Portal D’Oeste, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp) e da Secretaria Municipal de Esportes (Semepp). Nesta temporada, o projeto de desporto adaptado completa 15 anos de existência e, para comemorar essa data, a diretoria da Adapp organiza uma série de ações. Entre elas, um torneio amistoso previsto para os dias 24 e 25 de maio.