Em campanha, Igreja Católica estimula cuidado com a criação

Lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas com propósito solidário, Campanha da Fraternidade incentiva fiéis à proteção dos biomas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 01/03/2017
Horário 11:55
 

Lembrada hoje, a Quarta-Feira de Cinzas dá início ao período quaresmal. Como é de praxe nesta data, as paróquias de Presidente Prudente promovem missas e celebrações onde os párocos abençoam os fiéis com as cinzas, que simbolizam a sua mortalidade, como evidencia Gênesis 3:19, "porque tu és pó e ao pó hás de voltar". De acordo com o bispo da Diocese de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos, a Quaresma convida o devoto a renovar a graça batismal e entrar em comunhão com Deus e com a sociedade por meio de três exercícios: o jejum, a oração e a esmola.

Jornal O Imparcial Para bispo, ação humana na natureza traz impactos para os biomas

No sentido de estimular o espírito de caridade, o primeiro dos 40 dias que antecedem a Páscoa assinala o lançamento da Campanha da Fraternidade, gesto promovido anualmente pela Igreja Católica com o objetivo de despertar a reflexão de seus cristãos quanto a problemas sociais e suas possibilidades de solução por via da ação coletiva da comunidade. Conforme dom Benedito, a apresentação da campanha de 2017 será feita hoje, a partir das 19h30, na Catedral de São Sebastião. Segundo ele, esta edição tem por tema "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida" e lema "Cultivar e guardar a criação" (Gênesis 2.15).

O religioso explica que a escolha da temática visa chamar a atenção da sociedade para a questão ecológica, posto que a ação humana na natureza traz grandes impactos para os biomas brasileiros. A partir disso, cada paróquia, com o suporte da comunidade, vai definir ações que busquem conscientizar os cidadãos sobre a necessidade da manutenção da "nossa casa comum", bem como as iniciativas que podem ser adotadas para preservá-la.

Em âmbito municipal, o bispo salienta que uma grande preocupação gira em torno do descarte inapropriado de lixo, o que pode desencadear uma série de problemas que não contribuem apenas para a poluição do espaço, mas colocam em risco a saúde pública, como a proliferação de mosquitos propagadores de doenças, como o Aedes aegypti. Dom Benedito também se atenta à grande quantidade de lixo produzida pelo ser humano. "É preciso fortalecer políticas públicas que reforcem a relevância de evitar esse descarte excessivo. Uma das alternativas é a reutilização", aponta.

 

Serviço


A Missa de Cinzas, acompanhada do lançamento da Campanha da Fraternidade 2017, ocorre hoje, às 19h30, na Catedral de São Sebastião, localizada na Praça Monsenhor Sarrion, centro de Prudente.

 

 
Publicidade

Veja também