Em busca da vitória, Grêmio encara São José no 1º capítulo da decisão do acesso à A2

Em três jogos nesta temporada, Carcará e Águia azul ficaram no empate; Fesan fala em aprendizado do passado para ter equilíbrio no presente; Costa projeta neutralizar equipe prudentina    

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 21/04/2023
Horário 18:36
Foto: Alessandro Empreendedor/Grêmio Prudente
Grêmio Prudente teve treino aberto à torcida gremista, nesta sexta, no palco dos primeiros 90 minutos da decisão à A2 contra o São José neste sábado
Grêmio Prudente teve treino aberto à torcida gremista, nesta sexta, no palco dos primeiros 90 minutos da decisão à A2 contra o São José neste sábado

O presente é agora. Depois de três jogos e três empates nesta temporada da Série A3 do Campeonato Paulista, Grêmio Prudente e São José voltam a se encarar, desta vez, numa decisão de 180 minutos em busca da vaga na Série A2 do Campeonato Paulista 2024. O 1º capítulo das semifinais da terceirona entre Gavião Carcará e São José acontece, neste sábado, às 16h, no ninho do Carcará, o Estádio Paulo Constantino, Prudentão.

“São quatro tempos. É um jogo que começa amanhã e só termina no outro sábado”, iniciou o treinador do Grêmio Prudente, Ademir Fesan, logo em sua primeira resposta na coletiva de imprensa antes do treino aberto à torcida gremista, nesta sexta, no palco dos primeiros 90 minutos da decisão. No vai e vem de questionamentos sobre o confronto, permeou nas respostas do comandante gremista a necessidade de equilíbrio, sobretudo, mental do time para encarar, segundo ele, o “jogo mais importante da história da atual gestão” do Grêmio Prudente.

O equilibro também é uma marca do confronto entre Gavião Carcará e Águia Azul: 1 a 1 no Martins Pereira na 2ª rodada da 1ª fase; 2 a 2 no Prudentão, na 3ª rodada da 2ª fase; e 0 a 0, novamente, no Martins Pereira, desta vez, pela 4ª rodada da 2ª fase. No primeiro encontro, Ademir Fesan não havia desembarcado em Presidente Prudente, já que Marcos Campagnollo ainda era o comandante gremista naquele início de competição e Ricardo Costa, “o Rei do Acesso”, ainda não havia substituído Max Sandro à frente da área técnica do São José. Com os atuais técnicos como comandantes das aves de rapina, duas pelejas na segunda fase: no Prudentão, a expulsão de Cesinha ao final do primeiro tempo fez a vitória gremista escorrer pelas mãos no empate por 2 a 2; no Martins Pereira, um duelo truncado, com o São José tendo maior volume de jogo e criando as principais chances num empate sem gols debaixo de chuva para mais de 4 mil torcedores da Águia Azul.  

 “A gente tem que pegar essas experiências do passado como aprendizados, não só da nossa equipe, como da equipe adversária, e trazer para este momento”, iniciou a reflexão o professor gremista. “Agora sobre o futuro a gente já não tem controle, não sabe o que vai acontecer. O que a gente tem controle é de pegar as experiências do passado, trazer para o presente, o agora, e como eu já disse, vou reforçar, é a gente estar mais equilibrado mentalmente, estar confiante, ter coragem nas ações, mas sempre com este equilíbrio com o tempo certo”, concluiu Fesan em sua dialética para encontrar a vitória sobre o São José.  O treinador tem os desfalques do meia Assuério, que deve voltar somente para disputa da Copa Paulista, e do lateral-esquerdo Renner, que lesionou gravemente o joelho na 1ª partida da A3, diante do Votuporanguense.

 

“VAMOS BUSCAR NEUTRALIZAR O ADVERSÁRIO”

O tradicional São José renasceu como Fênix tanto no decorrer da 1ª fase, quanto no da 2ª. Na primeira etapa do certame, trouxe o treinador Ricardo Costa que tirou o time da zona da degola, emendou oito vitórias consecutivas e terminou na 2ª colocação, com 27 pontos.  Na segunda etapa da terceirona, chegou à última rodada precisando vencer o Usac (União Suzano Atlético Clube) a qualquer custo para estar nos 180 minutos da decisão do acesso e conseguiu: 2 a 1 sobre o Javali das Palmeiras, no Martins Pereira.  

Antes de pegar a estrada de São José dos Campos a Presidente Prudente, numa viagem de cerca de 650 quilômetros, o “Rei do Acesso” pontuou à reportagem de O Imparcial que chegará ao Prudentão para “neutralizar o Grêmio Prudente”, muito provavelmente na busca de um empate, já que sua equipe tem o regulamento a seu favor, com a vantagem da igualdade no placar agregado. “Estamos preparados para esta decisão de 180 minutos. Nos preparamos muito para este primeiro jogo em Prudente, trabalhamos forte. É uma viagem longa, desgasta também, tem tudo isso, mas a gente se encontra preparado para decidir, fazer um grande jogo para poder neutralizar o time do Prudente, que é forte e rápido, e levar um bom resultado para São José”, relatou Ricardo Costa, que em seis temporadas, conseguiu cinco acessos para A3, porém nenhum deles para a A2: Portuguesa Santista (2016), EC São Bernardo (2017), Marília (2019), São José (2020) e União Suzano (2021).

O treinador tem os desfalques, por suspensão, dos importantes laterais Luis Dario (direito), pelo terceiro amarelo, e Rafael Verrone (esquerdo), expulso do banco de reservas no segundo tempo da partida contra o Usac. Recuperando-se de uma lesão, o atacante Vicente veio para Prudente, porém é dúvida para o duelo deste sábado. Costa com o meia-ofensivo Nicholas como sua a principal arma para municiar a dupla de ataque do São José com Wendel Barros e Wendel Júnior.

 

FICHA TÉCNICA
Local: Estádio Paulo Constantino, o Prudentão.
Data e horário: 22/04/2023, às 16h.
Equipe de arbitragem: árbitro Ilbert Estevam da Silva; árbitro assistente 1 Anderson Jose de Moraes Coelho; árbitro assistente 2 Gustavo Rodrigues de Oliveira; quarto árbitro Rodrigo Santos.
Transmissão: Canal Futebol Paulista no Youtube  (https://www.youtube.com/@futebolpaulista1902/featured) ; Rádio 101 FM  e  Canal Resenhando com Cid Jr no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCg4HeMAi_B5QYeJEoJNS7qg)..

 

Grêmio Prudente: provável 4-3-3 com Luiz no gol, Eduardo Biazus e Leandro Freire na zaga; Cesinha e Helder pelas laterais esquerda e direita; Rafael Potiguar, Rafinha e Rafinha no meio-campo; Luquinha Bozó e Wandson mais abertos no ataque e Édipo mais centralizado.

São José: provável 4-4-2 com Ariel no gol; Caio César e Matheus Abreu na zaga; Samuel Balbino e Gustavo Henrique (Leo Machado) pelas laterais esquerda e direita; David Lucas, Pedro Favela, Pedrinho e Nicholas no meio-campo; Wendel Barros e Wendel Júnior (Lorran) no ataque.

 

 

Fotos: Alessandro Empreendedor/Grêmio Prudente




Publicidade

Veja também