Um grupo de 20 alunos da Etec (Escola Técnica Estadual de São Paulo) de Presidente Prudente deu o exemplo, e foi até o Hemonúcleo anexo à santa casa, onde os solidários doaram sangue para abastecer os estoques da unidade, alguns deles pela primeira vez. "Acabei de doar, nunca havia feito antes e pretendo voltar, mesmo que não seja em uma campanha da escola", relata o estudante Lucas Zamelato, 18 anos. "Foi bem tranquilo e a enfermeira era muito gente boa", completa.
Alunos da Etec contribuíram com o estoque de sangue do Hemonúcleo anexo à santa casa
O objetivo da ação realizada pela Etec é, justamente, estimular a doação contínua de sangue. "Anualmente, a escola promove essa campanha com alunos e funcionários, e o pessoal aqui do Hemonúcleo já até conhece a gente, pois acabamos retornando várias vezes durante o ano", explica o professor auxiliar Ezequiel Dias Gomes, 27 anos, que costuma visitar a unidade a cada três meses.
Doadores por repetição
A agente de captação do Hemonúcleo, Zenaide Brito, ressalta a importância da ação realizada pelos jovens da Etec. "A campanha é muito importante para repor o nosso estoque, mas o objetivo maior é que eles se tornem doadores por repetição", afirma, insistindo a respeito da importância das doações de sangue realizadas continuadamente.
SERVIÇO
DOAÇÃO
Quem quiser doar pode se dirigir até o Hemonúcleo, que fica embaixo da segunda rampa do pronto-socorro da santa casa, na Rua Venceslau Braz, 5, em Prudente. O horário de funcionamento é das 7h às 17h, durante a semana, e das 7h às 12h, aos sábados. "É necessário ter boa saúde e um documento oficial com foto", lembra Zenaide. Segundo ela, é recomendável tomar um café da manhã leve, caso a doação seja feita pela manhã, e aguardar pelo menos três horas se o doador for até o hospital após o almoço", diz. Os doadores precisam ter entre 18 e 69 anos, e os jovens entre 16 e 17 anos podem contribuir se estiverem acompanhados dos pais.