Em 4 meses, região registra 51 batidas contra postes e impacto na energia de 25 mil clientes

Números correspondem a acidentes que causaram danos a estruturas da rede elétrica tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais em 24 cidades atendidas pela Energisa

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 29/04/2024
Horário 16:49
Foto: Energisa
Total de acidentes dos primeiros meses representa 26% dos 192 registrados no ano passado na região
Total de acidentes dos primeiros meses representa 26% dos 192 registrados no ano passado na região

Nos quatro primeiros meses deste ano, a Energisa Sul-Sudeste registrou 51 batidas contra postes nas 24 cidades atendidas pela concessionária na região de Presidente Prudente. No período, 25 mil clientes tiveram a energia interrompida temporariamente em decorrência dessas colisões. Os números correspondem a acidentes que causaram danos a estruturas da rede elétrica tanto nas áreas urbanas quanto nas rurais. O mais recente ocorreu no último sábado, no bairro João Domingos Netto, em Prudente.

Os números preocupam e acendem as discussões sobre a segurança no trânsito, principalmente no mês do Movimento Maio Amarelo, em que a direção defensiva para um trânsito mais seguro é abordada com maior frequência. 

“Como distribuidora de energia, a Energisa se preocupa não apenas com os danos que essas colisões causam ao sistema elétrico, mas com a segurança das pessoas”, afirma Alessandro Gomes Martins, gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste.

Em números, os 51 acidentes desses primeiros meses representam 26% dos 192 registrados no ano passado na região. Nessas ocorrências, carros, caminhões e até maquinários agrícolas atingiram postes e ainda danificaram cabos, equipamentos e demais estruturas da rede, impactando o fornecimento de energia para clientes das proximidades.

“Houve situações em que uma colisão causou danos a mais de um poste. E, ainda que o impacto da batida não interrompa o fornecimento da energia imediatamente, muitas vezes precisamos realizar um desligamento emergencial para substituir os postes e executar os reparos nas estruturas. Essa é uma atividade de maior complexidade, portanto, leva um tempo adicional para ser executada com segurança”, explica Alessandro.  

Menor impacto

Para minimizar o impacto desses desligamentos coletivos, a rede de distribuição da Energisa conta com uma tecnologia que permite realizar manobras no sistema elétrico de maneira remota, a fim de agilizar o restabelecimento da energia para o maior bloco de clientes possível, enquanto as equipes se dirigem para o local do acidente.

Paralelamente, a distribuidora instalou equipamentos de proteção nos postes, semelhantes aos utilizados nas pistas de corridas automobilísticas. Feitas com borracha e areia, essas estruturas são instaladas em pontos estratégicos e de grande movimentação, e ajudam a diminuir o impacto da batida e garantir a segurança do condutor e do poste atingido.    

Cuidados necessários

Em um acidente com poste, onde cabos energizados podem cair no chão ou sobre o veículo, a Energisa recomenda que os ocupantes do veículo mantenham a calma e permaneçam dentro dele, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar os procedimentos com a máxima segurança. 

Quem se deparar com um acidente nessas circunstâncias também precisa manter a distância e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros e avisar a Energisa pelo 0800 70 10 326. 

Publicidade

Veja também