Em 30 dias, sala de hidratação para casos de dengue presta 2,9 mil atendimentos

Espaço instalado na UPA da Zona Norte visa desafogar fila de espera, já que procedimento leva cerca de três horas; nebulização ambiental tem início em seis bairros

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/04/2025
Horário 17:13
Foto: Arquivo
Sala de hidratação foi instalada na UPA da Zona Norte, em Prudente
Sala de hidratação foi instalada na UPA da Zona Norte, em Prudente

A sala de hidratação da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) da Zona Norte, em Presidente Prudente, completou um mês nesta segunda-feira. A iniciativa foi implementada pela Prefeitura, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), para assistir pacientes sintomáticos de dengue e desafogar a fila de espera no local. Conforme balanço apresentado pela equipe técnica, nesses 30 dias de serviços à comunidade, foram 2.995 atendimentos, número relativo somente a novos pacientes registrados durante o período.

De acordo com a secretária da Sesau, Débora Tiezzi, a implantação da sala teve como base uma melhor assistência aos munícipes, considerando que cada procedimento de hidratação endovenosa leva cerca de três horas, aproximadamente.

Nebulização ambiental

O município segue com ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti. Nesta segunda, terça e quarta-feira, uma nova área receberá a nebulização ambiental: Jardim Brasília, Vila Paulo Roberto, Vila Líder, Vila Nova Planaltina, Jardim Planalto e Jardim Santana.

A recomendação é que os moradores permaneçam dentro de suas casas durante a aplicação do inseticida. Os que possuem alergias e animais de estimação devem ficar em um cômodo protegido e só podem circular pela casa novamente após 30 minutos do procedimento. É importante que os moradores retirem roupas do varal, cubram alimentos e mantenham portas, janelas e cortinas abertas durante a nebulização.

Cenário epidemiológico

Dados da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) mostram que Prudente soma 13.289 casos positivos de dengue neste ano. Também foram confirmados 19 óbitos desde janeiro.

Publicidade

Veja também