A Energisa Sul-Sudeste concluiu mais uma operação de combate a furtos e fraudes de energia em Presidente Prudente. Durante três dias, seis equipes especializadas inspecionaram 43 imóveis que apresentavam suspeitas de anormalidade no consumo e encontraram 21 irregularidades, entre ligações clandestinas e intervenções ilegais no sistema de distribuição de energia, totalizando um desvio de 350 mil kWh. Essa quantidade de energia recuperada seria suficiente para abastecer quase 1,8 mil clientes durante um mês.
Ainda que essas ações façam parte da rotina da Energisa Sul-Sudeste, o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Renan Felix Fernandes Souza, afirma que a quantidade de energia recuperada é alta, levando em consideração o tempo de operação (terça, quarta e quinta-feira), porte da cidade e riscos.
“A Energisa conta com um sistema de inteligência artificial capaz de acompanhar o comportamento de consumo de cada cliente e, ao constatar anormalidades no consumo, realizamos inspeções para confirmar se trata-se de furto de energia ou não. Nesses três dias de inspeções, confirmamos 21 irregularidades e os 350 mil kWh recuperados seriam suficientes para abastecer quase 1,8 mil clientes por um mês”, detalha Renan, acrescentando um prejuízo calculado em R$ 300 mil.
As irregularidades foram encontradas em imóveis residenciais e comerciais, sendo furtos – os chamados “gatos de energia” – e fraudes, quando o cliente manipula os equipamentos de medição, tentando reduzir ou “zerar” o faturamento efetivo da unidade consumidora.
“É muito importante enfatizar que essas ações da Energisa têm como principal objetivo zelar pela segurança do sistema elétrico e da comunidade, bem como garantir a qualidade da energia que chega aos clientes. Geralmente, essas intervenções na rede são feitas por quem não tem conhecimento técnico, o que pode ocasionar choque elétrico, um incêndio e até a morte do interventor ou de terceiros, além da interrupção no fornecimento de energia de moradores vizinhos”, destaca Renan.
Os furtos e fraudes são crimes previstos no Código Penal Brasileiro: fraude, artigo 171 (estelionato) e furto, artigo 155. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão. Além disso, são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável também pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.
Sendo assim, a comunidade pode ajudar a combater esses crimes com denúncias anônimas pelos canais de atendimento da Energisa. Basta acessar www.energisa.com.br, na aba Serviços Online > Mais Serviços > Denuncie Furto de Energia, ou falar gratuitamente pelo telefone 0800 70 10 326.