Em 2 anos, Polo de Empregabilidade Inclusivo encaminha 180 PCDs ao mercado de trabalho

Número foi apresentado durante palestra que abriu 4ª Semana Inclusiva de Prudente; programação segue até sábado, quando ocorrerá Festival Paralímpico

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/09/2024
Horário 17:51
Foto: Secom
Polo de Empregabilidade Inclusivo de Prudente possui 369 pessoas cadastradas
Polo de Empregabilidade Inclusivo de Prudente possui 369 pessoas cadastradas

A Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência de Presidente Prudente realizou nesta terça-feira uma palestra sobre o potencial da empregabilidade para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, realizada no auditório da Casa da Advocacia. A atividade fez parte da 4ª Semana Inclusiva, que começou nesta terça e segue até sábado.

Na ocasião, a técnica de Emprego Apoiado, Maria Júlia Rossini, explicou que, em dois anos de atuação, o Polo de Empregabilidade Inclusivo de Prudente já encaminhou 180 pessoas para o mercado de trabalho dentro das condições da unidade. O polo possui 369 pessoas cadastradas e funciona no Atende Prudente.

“Ao receber as pessoas no polo, orientamos sobre a documentação e entendemos o perfil vocacional deste candidato para identificar as potencialidades e qualificações necessárias”, explicou.

A técnica ainda informou que é feita a busca ativa destas pessoas dentro das entidades para divulgar o programa Meu Primeiro Emprego Inclusivo. “Temos parceria com o programa Qualifica SP, que promove sempre capacitações”, destacou.

A representante da Comissão do Direto Previdenciário da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Vanda Lobo Farinelli, esclareceu o benefício assistencial para pessoas com deficiência, o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Por fim, a advogada Vanessa Komatsu, membro da Comissão de Direito dos Deficientes da entidade, ministrou palestra sobre o tema "Direito dos deficientes".

Ações dos próximos dias

Nesta quarta-feira, a abertura oficial da semana será realizada no Balneário da Amizade, às 8h, seguida de outra palestra no Matarazzo, às 19h30.

Na quinta-feira, às 17h, haverá uma mesa-redonda sobre a questão da deficiência no anfiteatro da Toledo Prudente Centro Universitário. Já às 19h30, uma apresentação do projeto "TEAtivo", voltado para promover a prática de atividades físicas para crianças e adolescentes autistas, no Ginásio de Esportes do campus 2 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Na sexta-feira, às 9h, acontece na Prefeitura a entrega do Selo Inclusivo, que reconhece empresas parceiras pelo apoio em ações que contribuem para a inclusão da pessoa com deficiência. No mesmo dia, é realizado o Festival TEAtivo, no Centro Olímpico, nos períodos da manhã e tarde.

A semana finaliza no sábado com o Festival Paralímpico, das 8h às 12h, no Ginásio de Esportes Municipal.

Publicidade

Veja também