Eleição para nova diretoria termina em empate

Resultado inédito requer a realização de uma assembleia geral, visto que esse tipo de situação não consta no estatuto da entidade

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 18/03/2017
Horário 08:58


A eleição que visava definir a nova gestão da Unipontal, realizada na manhã de ontem, no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião, em Presidente Prudente, terminou empatada: 30 votos para a chapa presidida pelo prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonçalez (PSD), e 30 votos para a diretoria encabeçada pelo prefeito de Regente Feijó, Marco Antônio Pereira da Rocha (PSDB). De acordo com o chefe do Executivo de Rancharia, Alberto Cesar Centeio de Araújo, Iéia (PSDB), uma vez que se trata de um resultado inédito e não consta no estatuto como proceder nesta situação, ficou decidido pelos membros presentes a convocação de uma assembleia geral, ainda sem data definida, a fim de determinar se deve ser realizada uma nova votação ou a designação do candidato mais velho.

Jornal O Imparcial Votação na manhã de ontem envolveu prefeitos e presidentes das Câmaras de 32 municípios

Foram convocados para a eleição os prefeitos e presidentes das Câmaras dos 32 municípios do Pontal do Paranapanema, os quais tiveram toda a manhã para depositar o voto na urna. Em entrevista precedente ao resultado, o candidato a presidente da Unipontal, Jorge Duran, afirmou o interesse em propor para as lideranças da região um trabalho em conjunto que busque o desenvolvimento do Pontal. "Vivemos em uma região que é uma das mais pobres do Estado de São Paulo, portanto, as lideranças, entidades e sociedade civil precisam se unir para reivindicar melhorias. É nessa situação que me coloco: como a pessoa que pretende auxiliar o trabalho em prol do bem coletivo", expõe. Entre seus focos de atuação, destacam-se a promoção do Hospital Regional do Câncer e o envolvimento de instituições parceiras em ações de fortalecimento da região, a fim de torná-la "sólida e propícia para o desenvolvimento e crescimento".

Já o segundo postulante ao pleito e atual presidente da Unipontal, Marco Rocha, destacou a honra de liderar a entidade por três mandatos e a importância desta para a superação de momentos críticos da história da região. Segundo ele, bandeiras importantes para o desenvolvimento foram levantadas, como a duplicação da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), regularização fundiária, instalação de Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), novos cursos na Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a vinda do Hospital Estadual. "Agora, estamos com a duplicação da Rodovia Assis Chateaubriand em andamento, que é um grande investimento do Estado de São Paulo em nossa região", aponta. "Estamos atentos a todos os clamores da população e contamos com um grupo comprometido com o Pontal. São 32 municípios engajados no mesmo propósito", completa.

 

Municípios unidos

Para o prefeito de Teodoro Sampaio, Ailton César Herling (PSB), a realização do ato democrático para a renovação da diretoria é fundamental e, seja qual for o resultado, é preciso que todos se unam para defender os interesses da região, já que a Unipontal deve ser um meio de cobrar os governos estadual e federal. Ele enfatiza que a bandeira prioritária é buscar um fundo de investimento, considerando que Presidente Prudente é a segunda região mais pobre do Estado e a mais distante dos grandes centros, tanto consumidor quanto no campo da saúde.

O chefe do Executivo de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB), por sua vez, acredita que a Unipontal representa "os interesses, anseios e expectativas de todos os municípios" e tem grande relevância para a região, dado que o Brasil vive atualmente um período de crise muito acentuado. "Diante disso, a união das lideranças se faz necessária na busca pelo desenvolvimento econômico regional. Independentemente de quem for eleito, tenho certeza que qualquer um dos dois poderá contribuir para o crescimento do Pontal e levar nossos anseios para outras esferas. Prudente é a capital do oeste paulista e estará ao lado e procurando alternativas para nossa região", pontua.

 
Publicidade

Veja também