Na sexta-feira (26) desta semana será a eleição online de renovação da diretoria da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema). Está programada para às 10h e será pelo Google Meet.
Jorge Duran, atual secretário de Assuntos Jurídicos de Prudente e que foi prefeito de Presidente Venceslau por duas gestões seguidas, deixará a presidência da Unipontal. Tudo indica que seu sucessor será o prefeito prudentino Ed Thomas (PSB), que defende consenso na eleição.
Duas secretárias da administração municipal de Prudente passaram pela Covid: Clélia Tomazini e Sonaira Fortunado; da Assistência Social e da Educação. Agora, outras estão com a Covid: Célia Molinari e Priscila Campos, de Finanças e do Turismo.
O advogado de admirável carreira na magistratura como juiz titular do Trabalho, José Roberto Dantas Oliva, conta ao Plantão que o senador Major Olímpio (1962-2021) foi um dos parceiros da construção do Fórum Trabalhista de Prudente.
Então na condição de deputado federal e de seu colega de ensino fundamental da Escola Antônio Marinho de Carvalho Filho, em Venceslau, Major Olímpio fez parte de comitiva que foi ao Tribunal Regional do Trabalho em Campinas para tratar do assunto.
As amplas e modernas instalações do Fórum Trabalhista, localizado no Parque do Povo, foram inauguradas em junho de 2015, quando Oliva, além de juiz titular, era o seu diretor e, como tal, articulou parceiras públicas em prol da construção.
Os engenheiros Marcos Aurélio Cesco e Luís Fernando Cesco, da Construtora Tucanos, estiveram reunidos ontem com o prefeito Ed Thomas para tratar de obras do Programa + Calçadas, fruto de convênio entre o município e o governo estadual.
Na próxima semana serão iniciados os levantamentos topográficos para a revitalização de quatro rotatórias, mas o programa inclui, dentre outras obras, a revitalização da Praça Dóbio Zaina, do viaduto da Rua Barão do Rio Branco e o entorno do Ginásio de Esporte.
O Programa + Calçada resulta de convênio assinado no ano passado pelo então prefeito Nelson Bugalho, intermediado pelo deputado estadual Mauro Bragato junto ao governador João Doria. Todos do mesmo ninho: o PSDB.
Em 2012, o então vereador Clóvis Lima apresentou projeto de implantação de velório virtual em Prudente, seguindo o que soube existir na Holanda. Com pareceres das comissões, o projeto chegou ao plenário da Câmara, mas foi arquivado.
O Plantão procurou pelo ex-vereador que era do Partido da República e atualmente está no Patriota. Clóvis disse que o projeto foi recebido com certo descrédito, por ser de 1º mundo e inovador; e que seria propício para os dias atuais.
Ninguém poderia prever que oito e nove anos depois, a pandemia do coronavírus resultasse em isolamento social, incluindo os sepultamentos sem cerimonial das vítimas fatais da Covid-19. O projeto era voltado aos velórios municipal e particulares.