Eleição fica marcada pela limpeza

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 04/10/2016
Horário 10:10
 

Enquanto os eleitores seguiam para votar, os funcionários da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) faziam a limpeza no entorno dos locais de votação. Foi assim durante a manhã de anteontem, nos 57 pontos de votação espalhados por Presidente Prudente. Por isso, tanto para eleitores, como para a própria Justiça Eleitoral, as eleições deste ano podem ser classificadas como "as mais limpas da história". Pelo menos com relação aos tradicionais santinhos, que costumavam ficar espalhados pelas vias no dia de votação.

Antes mesmo de os portões se abrirem e ser iniciado o horário de votação, às 8h, o trecho da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, em frente à Escola Estadual Fátima Aparecida Costa Falcon, já tinha uma quantidade considerável de santinhos espalhados. No entanto, pouco tempo depois, com a chegada de dois funcionários da Prudenco, o cenário se transformou e a via ficou limpa. "À medida que vão sujando, vamos limpando", confirma a funcionária.

O cenário se repetiu em outros locais de votação. Na Escola Estadual Hugo Miele, por exemplo, as vias que circundam o lugar estavam limpas, porém, as ruas nas adjacências acumularam mais papéis. Entretanto, no geral, o que se viu foi uma eleição mais limpa que o normal. Situação que foi comprovada pela aposentada Aparecida da Conceição, 57 anos. "Graças a Deus está tudo limpo. Aquele monte de lixo só emporcalha a cidade, pois acho que as pessoas já vêm decididas pelo voto", comenta.

O mecânico Expedito Tibúrcio da Silva, 59 anos, tem opinião semelhante. Em frente à Etec (Escola Técnica Estadual) Professor Adolpho de Arruda Mello, ele se disse admirado pela limpeza e afirmou que irá torcer para que isso se torne corriqueiro nas próximas eleições. "Limpo é melhor. Não faz diferença na opinião do eleitor, serve apenas para jogar dinheiro fora, quem escolheu já escolheu", considera.

 

Ações de limpeza

A pedido da Justiça Eleitoral, a Prudenco disponibilizou equipes de limpeza em todos os 57 colégios eleitorais de Prudente. Ao todo, conforme a companhia, foram 90 funcionários que atuaram na limpeza e conservação dos lugares, das 6h às 12h. Já ontem, as ações de limpeza foram intensificadas com efetivo de 150 funcionários durante todo o expediente, das 7h às 17h.
Publicidade

Veja também