Eleição: anseios e desafios

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 06/10/2020
Horário 04:15

De acordo com o historiador Jorge Caldeira, o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil já esteve entre os maiores do mundo. De 1890 a 1973, nossa economia teve a dimensão próxima a dos Estados Unidos. Entretanto, o fechamento da economia a partir da ditadura com Geisel, somado aos assombrosos assaltos do dinheiro público, foram as causas da desconstrução de uma economia sólida conquistada ao longo do tempo. Chegamos hoje à lamentável situação declarada por Josué de Castro: “Metade da população não come e a outra metade não dorme porque tem medo da que não come”.  
Veja leitor, como é rápido um país, e mais rápido ainda o município desmoronar em pouco tempo. Edmund Burke afirmou que “o mal prevalece quando os homens de bem não se engajam”. É preciso mobilização para solucionar desafios de convivência humana no Brasil - onde 1% da população detém 50% da renda nacional. Mahatma Gandhi enumerou os sete pecados geradores de injustiças: “Riqueza sem trabalho; conhecimento sem sabedoria; prazeres sem escrúpulos; atitude sem moral; política sem ética; religião sem o bem; e ciência sem humanismo”.
Prezado leitor, a eleição está aí e ela é o grande trunfo para mudanças, com: 1. Voto consciente; 2. Renovação de todos os políticos; 3. Escolha de vereadores capazes de exercer sua primordial função que é o conhecimento dos interesses da coletividade e debatê-los e agregá-los às leis. Mas o maior trunfo para o crescimento do município, leitor, é a escolha do prefeito que tenha condições de cumprir suas funções primordiais: 1. Conduzir a administração do município com planos bem definidos e realizá-los, de fato. 2. Além de íntegro, o prefeito deve ser bom gestor e atuante para concretizar ações. 3. Ter capacidade de articulação, conectar-se com os vereadores, com a esfera estadual e federal. 4. “Laborare Laborare Laborare”.
Nossa escolha para vereadores e prefeito decidirá, logo mais, o destino de Prudente. Mas não para aí, leitor, nós os remuneramos muitíssimo bem, somos, portanto, patrões deles e protagonistas do sistema. Então, devemos vigiá-los, cobrar ações concretas, e também colaborar para o crescimento de Prudente. Espero que os vereadores mais preparados sejam eleitos. E para prefeito, seja eleito o melhor gestor, capaz de comando competente e atuante para dirigir nossa “casa-município”. Amém.
 

Publicidade

Veja também