O Projeto Eixo Pontal Paulista, cujo objetivo principal é institucionalizar a identidade e sinalização da Ciclorrota Costa Oeste – rota cicloturística que liga mais de 100 municípios do oeste do Estado –, tendo como piloto a Região Turística Pontal Paulista, em uma faixa de 315 quilômetros entre os municípios de Narandiba e Rosana, será lançado nesta sexta-feira, durante o 1º Encontro de Governança de Turismo do Oeste Paulista, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente.
A ciclorrota, segundo o presidente da IGR (Instância de Governança Regional) Pontal Paulista, o gerente de Turismo do município de Pirapozinho, Jurandir Aparecido de Lima, foi instituída em 2021, pela Lei 17.332, de autoria do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB). A intenção agora é interligar, por meio do pedal, as cidades pertencentes à Região Turística Pontal Paulista, prioritariamente as cadastradas no Sismapa - Mapa do Turismo Brasileiro, como ferramenta de apoio e sensibilização para o desenvolvimento do turismo no oeste paulista.
“A iniciativa da IGR Pontal Paulista visa criar Produto Turístico de Bike que movimente a região, gerando emprego, renda, através de pacotes a serem comercializados por receptivos que trabalham valorizando os potenciais da região”, declara Jurandir. “São muitas as possibilidades de percursos no oeste paulista que, identificados, trazem segurança para os ciclistas e garantem maior visibilidade da importância que está sendo dada ao turismo junto aos moradores, especialmente as propriedades que têm potencial, mas que ainda não foram despertadas para o turismo, atividade prestadora que mais gera emprego e renda”, complementa.
O gerente de turismo indica que atualmente já existem alguns ramais trabalhados, como no caso de Narandiba. “E esses precisam ser interligados. O Eixo Pontal Paulista vem ao encontro da proposta do Plano Nacional de Turismo, que é a regionalização. Com padronização de placas, layout e planilha de custo para toda sua implantação, a busca ativa por parceiros em cada município, com certeza irão potencializar a região e, especialmente, criar a possibilidade de criação de vários outros projetos capazes de receber incentivo financeiro do Estado e União para implantação”, explica.
Com o lançamento do projeto, sua estrutura final passará a contar com a participação de todos os gestores de turismo dos municípios da Região Turística Pontal Paulista, atualmente formada por Anhumas, Estrela do Norte, Euclides da Cunha Paulista, Mirante do Paranapanema, Narandiba, Pirapozinho, Rosana, Sandovalina e Teodoro Sampaio. “Estes deverão trazer junto Defesa Civil, polícia, saúde, educação e responsáveis pela manutenção de estradas rurais. Importante saber que estamos formalização um aspecto importante da lei do deputado Mauro Bragato, que criou a ciclorrota, para que não seja somente mais uma lei e, sim, um marco para o cicloturismo no oeste paulista”, frisa Jurandir.
“A Rota da Frutas e o Circuito das Cachoeiras são bons exemplos. Agora vamos incentivar os projetos em Anhumas e os municípios do Pontal. Com essa valorização de forma orgânica e sistematizada, acreditamos dar uma visibilidade ao turismo da forma que precisa e merece. Imperativo a participação e apoio dos municípios do oeste paulista para o projeto Eixo, especialmente aqueles que estão no Mapa do Turismo, pois já sinalizam empatia pelo projeto regional”, finaliza.
Fotos: Divulgação
Objetivo principal do projeto é institucionalizar identidade e sinalização da Ciclorrota Costa Oeste
Jurandir: “Iniciativa da IGR Pontal Paulista visa criar Produto Turístico
Leia mais
Prudente sedia 1º Encontro de Governança de Turismo do Oeste Paulista