Efeito cascata

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/06/2022
Horário 04:15

No nublado cenário político de São Paulo, a indefinição da candidatura de Márcio França (PSB) gera efeito cascata, que interfere nas pretensões de outras candidaturas pelo interior afora, como é o caso em Prudente, de Demerson da Saúde.

PLANO DE CAMPANHA
Vereador de terceiro mandato e que pela segunda vez consecutiva ocupa a presidência da Câmara Municipal, Demerson pretende ser candidato a deputado. Inicialmente, era para estadual e depois federal. Porém, o plano prévio de campanha depende de França.

GOVERNO OU SENADO
Ex-prefeito de São Vicente, ex-deputado federal e ex-governador, pelo menos até ontem Márcio França não estava definido se irá para a convenção de julho com a intenção de disputar o governo de São Paulo ou uma cadeira no Senado.

RECENTE SINALIZAÇÃO
A mais recente sinalização é a de que disputará uma vaga de senador, caso seja fechado o apoio de Gilberto Kassab (PSD) à provável candidatura do ex-ministro Tarcísio Freitas (Republicamos) para o governo de São Paulo.

DECISÃO ADIADA
No âmbito do Senado, o apresentador de televisão José Luiz Datena (PSC) adiou a sua decisão sobre candidatura. Hoje vence o prazo eleitoral pelo qual as emissoras estão vedadas de por no ar profissionais que sejam pré-candidatos.

MAIS CONFIANTE
Como Datena anunciou que tirou férias, tudo indica que aproveitará para amadurecer a ideia se será mesmo candidato ou não ao Senado. Dizem nos bastidores que Márcio França estaria mais confiante em disputar o Senado com a desistência de Datena. 

RENOVAÇÃO DE 1/3
Como no Senado o mandato é de oito anos e a renovação a cada quatro anos se alternam em um terço e dois terços, agora em 2022 cada uma das 27 unidades da federação elegerá apenas um senador.

CANDIDATURA SOLO
Pelo que foi costurado na aliança do PSB com o PT, o Partido dos Trabalhadores abriria mão de candidato ao Senado para o Partido Socialista Brasileiro, de tal forma que Márcio França assumiria na chapa candidatura solo.

NOVO COMANDO
Presidente do diretório estadual do PSDB e ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Vinholi assume o cargo de diretor-superintendente do Sebrae/SP (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas).

ALIADO DO GOVERNO
A votação é dos membros do conselho deliberativo que elegeu Vinholi, aliado do governador Rodrigo Garcia (PSDB). Deixa o cargo Wilson Poit, que era do time do ex-governador João Doria (PSDB).

BOM TRÂNSITO
Vinholi tem um bom trânsito com os prefeitos paulistas por conta do trabalho que desenvolveu como secretário de Desenvolvimento Regional, durante a gestão Doria, e também como ex-deputado estadual.

TROCA DE PRESIDENTE
Na Acipp (Associação Comercial e Industrial de Presidente Prudente), o empresário Ricardo Anderson Ribeiro deixou a presidência, que foi assumida pelo publicitário Raul Audi Junior.  Foram 32 anos com Ricardo à frente da Acipp.

Publicidade

Veja também