EE Mirella Pesce Desidere e FCT promovem Feira de Profissões

No evento, realizado em 24 de maio, alunos e docentes foram até a escola para apresentar os cursos superiores que a faculdade oferece, de forma gratuita

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 03/06/2022
Horário 22:25
Foto: Cedida
Estudantes do ensino médio pudessem tirar as suas dúvidas, tanto em relação às atividades, períodos, matérias, mas, sobretudo, sobre o mercado de trabalho
Estudantes do ensino médio pudessem tirar as suas dúvidas, tanto em relação às atividades, períodos, matérias, mas, sobretudo, sobre o mercado de trabalho

A Escola Estadual Professora Mirella Pesce Desidere, em parceria com a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) de Presidente Prudente, promoveu no dia 24 de maio, a Feira de Profissões.
Na ocasião, alunos e docentes foram até a escola para apresentar os cursos superiores que a faculdade oferece, de forma gratuita, ou seja, sem cobrança de mensalidade, e abrir um espaço para que os estudantes do ensino médio pudessem tirar as suas dúvidas, tanto em relação às atividades, períodos, matérias, mas, sobretudo, sobre as possibilidades profissionais e mercado de trabalho.
O evento foi um sucesso, com a presença de pais, professores e estudantes que puderam interagir com os cursos através da metodologia por modelo de rotação por estações, onde eles foram organizados em diferentes grupos separados por cores. A ideia era que cada grupo rotacionasse por entre as atividades para que experimentassem as diferentes formas de aprender sobre os cursos. 

Unesp de Prudente oferece 12 cursos

No campus de Presidente Prudente, a Unesp oferece cursos nas três áreas de conhecimento, sendo 12 ao todo: na área de Humanas, Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Pedagogia; na área de Biológicas, Fisioterapia e Educação Física; e na área de Exatas, Matemática, Química, Física, Ciência da Computação, Estatística, Engenharia Ambiental e Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, em diferentes turnos. Alguns ocorrem em um período apenas, manhã, tarde ou noite e outros em período integral. 
Outra diferença importante são as atribuições profissionais, há cursos de licenciatura, que formam profissionais para atuar como professores, na Educação Básica (ensino fundamental e médio) e cursos de bacharelado, que formam profissionais para atuar em diversos segmentos do mercado. Mais informações podem ser acessadas no site https://www.fct.unesp.br/#!/ensino/graduacao/cursos/.
Além de apresentar os cursos e um pouco das atividades desenvolvidas na faculdade, o evento teve como objetivo divulgar as formas de acesso que ocorrem, principalmente, através do vestibular realizado pela Vunesp. Para ingressar no ano de 2023, o período de inscrição inicia-se em 5 de setembro e fica aberto até 10 de outubro. A primeira fase será aplicada em 15 de novembro. É importante os alunos ficarem atentos, pois é possível solicitar a isenção e redução da taxa de inscrição em data a ser divulgada até agosto, no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). No campus de Presidente Prudente, são 640 vagas distribuídas nos cursos acima citados. 
O SRVEBP (Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública) garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, maioria entre os ingressantes desde o Vestibular Unesp 2017.

Diferentes oportunidades

Além da divulgação dos cursos e do vestibular, foi possível divulgar também que a Unesp oferece um conjunto de políticas voltadas para a permanência estudantil, ou seja, destinadas a estudantes em maior vulnerabilidade econômica, tais como auxílio socioeconômico, auxílio aluguel, restaurante universitário, vagas em moradia estudantil (para estudantes oriundos de outras cidades), além das bolsas de iniciação científica, de extensão e de docência que podem ser solicitadas ao longo do curso.
São muitas oportunidades que a universidade pública proporciona no campo da formação profissional como também pessoal. O contato com pessoas de diferentes cidades e regiões traz uma gama de culturas e vivências que compõem a diversidade da comunidade unespiana, com sujeitos de trajetórias acadêmicas e histórias de vida distintas que se articulam positivamente e se configuram como o nosso maior patrimônio. O resultado comparece nas diferentes pesquisas e projetos, em função dos diversos cursos de graduação, além dos cursos de pós-graduação para aqueles que pretendem continuar a sua formação acadêmica. 
“São visões de mundo que podem e devem contribuir para pensarmos em uma universidade e uma sociedade mais justas. Agradecemos, em nome de Juliane de Sousa Silva Muraro, diretora do Mirella, o convite e a oportunidade de realizar essa atividade e aos alunos, professores e servidores da Unesp que possibilitaram o evento”, ressaltou a gestão da escola, agradecendo a parceria e disponibilidades da professora doutora Cristina Maria Perissinotto Baron, diretora da FCT/Unesp; e do professor doutor Mário Hissamitsu Tarumoto, organizador da Feira de Profissões.

Cedida

FCT/Unesp e EE Mirella Pesce Desidere, uma parceria de sucesso

Publicidade

Veja também