O IE (Instituto de Educação) Fernando Costa, de Presidente Prudente, promoveu, na sexta-feira, um evento sobre o folclore brasileiro. Teve desfile, dança, exposição, tudo relacionado à preservação ambiental e aos personagens folclóricos. O objetivo foi aproximar os alunos da conscientização e respeito pelas diferentes culturas dos Estados brasileiros, a preservação ao meio ambiente e principalmente o nacionalismo com o Brasil.
“Algumas peças buscam representar a Bandeira do Brasil, apresentando as características, numa linguagem urbana, com matérias renováveis, peças criadas a partir de arquivos da escola e transformadas em roupas: plásticos, papel, tecidos, bandeiras, elementos típicos como pipas e bandeirinhas. Trazendo alguns personagens marcantes como o Saci Pererê, Iara, e o Boto Cor de Rosa numa nova releitura”, explica o educador, Bruno Victor Lourenti. Com o apoio da Embeleze de Prudente, pintaram os modelos com maquiagens marcantes.
Bruno acrescenta que cada peça do desfile foi inspirada em um Estado, confeccionada por ele, com a colaboração dos alunos e escola. “As peças foram produzidas manualmente. A escola pública tem um papel importante: de fazer essa integração com os alunos, entender esse processo de sustentabilidade. Tem um vestido de folhas de árvore”, destaca.
Fotos: Cedidas
Teve desfile e dança, tudo relacionado ao folclore e preservação ambiental
Peças buscaram representar a bandeira brasileira
Itens renováveis foram utilizados na confecção das peças, feitas manualmente